O QUE É NOTÍCIA, VOCÊ CONFERE AQUI!

“Se for sair de casa, que seja para doar sangue”, a campanha de incentivo à doação de sangue busca suprir o déficit em todo o Estado, durante o mês do Doador Mundial de Sangue.

A pandemia da COVID-19 trouxe também consequências para a Fundação Hemoba, que registrou queda considerável no número de doadores de sangue, em toda Bahia, chegando a 50%. Com os estoques em nível crítico, a situação é preocupante, uma vez que pacientes, como os oncológicos, com dengue, com anemias crônicas ou outras doenças hematológicas continuam a precisar de transfusão sanguínea. Além disso, o hemocentro também fornece sangue para os casos de emergência e cirurgias eletivas que, em certa medida, continuam acontecendo.

A presidente da Sociedade de Anestesiologia do Estado da Bahia (SAEB), Dra. Liana Azi, fala do propósito da criação da campanha. “Os anestesiologistas indicam a transfusão, a executam e observam seus efeitos clínicos diretamente. Eles conseguem mensurar sua real importância no desfecho do paciente. Dessa forma, e com essa consciência, a SAEB, em parceria com a Fundação Hemoba, está lançando uma campanha de estímulo à doação. Todos os anestesiologistas da Bahia, seus amigos e familiares estão convidados a fazer esse gesto tão nobre”. Os membros da diretoria da SAEB farão uma doação com hora marcada no domingo, dia 14/06, no Dia Mundial do Doador. E durante a semana de 15 a 20/06, convoca toda a população baiana a esse gesto de amor que salva vidas. Aqueles que se sentirem motivados a participar devem citar o código da campanha 0181 e levar uma lembrança deste momento de solidariedade.

Para aumentar a segurança de antigos e novos doadores e funcionários, a Fundação Hemoba adotou uma série de medidas, evitando aglomerações e higienizando com mais frequência suas instalações. Além do sistema de hora marcada, as equipes também trabalham com a busca ativa de doadores. O agendamento pode ser feito pelo e-mail horamarcada@hemoba.ba.gov.br, pelo formulário disponível no site da Hemoba (www.hemoba.ba.gov.br), pelo contato 71 3116-5643 ou por meio dos telefones de cada uma das 21 unidades distribuídas em toda a Bahia.