A digital influencer baiana Sthefane Matos, 23 anos, foi internada na UTI de um hospital particular de Salvador, após ser diagnosticada com um sangramento no cérebro. O caso repercutiu na internet, principalmente entre os fãs de Sthe, que foram tranquilizados pela assessoria da jovem.
Em um comunicado nas redes, a equipe da influencer informou que o sangramento foi identificado por tomografia, depois que a jovem teve uma forte dor de cabeça. Ela está internada em observação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Nesta terça-feira (22), o g1 conversou com o neurocirurgião Leonardo Avellar, para ajudar e entender o que pode ter causado o quadro de sangramento no cérebro. Nenhuma das causas relatadas pelo médico são necessariamente referentes ao caso da influencer. Sthe não foi examinada por Leonardo e as causas do sangramento cerebral da baiana ainda não foram divulgados.
“Em pacientes jovens, uma causa frequente de sangramentos no cérebro é o aneurisma. Outra causa é a má formação na artéria venosa do cérebro. Geralmente, quando os exames não conseguem comprovar o que causou o sangramento, por ser um AVC [acidente vascular cerebral] hemorrágico, que não tem uma causa definida”, explicou.
Os aneurismas ocorrem quando há dilatações anormais em artérias. Eles podem permanecer intactos durante toda a vida da pessoa, bem como se romper e causar uma hemorragia. Já os AVCs acontecem quando há alteração do fluxo de sangue ao cérebro, geralmente quando esse fluxo é interrompido.
O neurocirurgião também exemplificou outras causas comuns de sangramento cerebral em pacientes jovens, como a trombofilia – que é uma condição em que a pessoa tem facilidade para coagular sangue. Esses coágulos formam a trombose.
“Alguns distúrbios de coagulação também podem causar sangramentos cerebrais, assim como trombofilia. Esses sangramentos também podem ser causados por tromboses cerebrais. Quando a gente pensa em trombose, a gente pensa muito na perna, mas ela também pode ser venosa cerebral”, continuou Leonardo.
O médico também explicou o que causa o quadro em pacientes com idades mais avançadas. Doenças pré-existentes como hipertensão e diabetes também podem ser motivadoras desse tipo de sangramento.
G1
More Stories
Camaçari: Prefeito Caetano participa da entrega das cesta de Páscoa
Prefeito de Feira de Santana se reúne com Governo da Bahia para tratar do Programa Bahia pela Paz
Populares organizam manifestação contra blitz no trânsito de Candeias