O QUE É NOTÍCIA, VOCÊ CONFERE AQUI!

rump confirma que Mike Pompeo e Kim Jong-un se reuniram na Coreia do Norte

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou nesta quarta-feira (18) que o diretor da CIA e indicado para ser o próximo secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, reuniu-se com o líder Kim Jong-un, na Coreia do Norte.

“Mike Pompeo se reuniu com Kim Jong-un na Coreia do Norte na semana passada. A reunião transcorreu muito bem e uma boa relação foi estabelecida. Detalhes da Cúpula estão sendo trabalhados agora. A desnuclearização será uma grande coisa para o mundo, mas também para a Coreia do Norte!”, declarou Trump no Twitter.

Donald J. Trump

@realDonaldTrump

Mike Pompeo met with Kim Jong Un in North Korea last week. Meeting went very smoothly and a good relationship was formed. Details of Summit are being worked out now. Denuclearization will be a great thing for World, but also for North Korea!

próprio Trump já tinha revelado que uma reunião de alto nível entre os dois países havia ocorrido, mas não tinha dado detalhes. “Começamos a falar com a Coreia do Norte diretamente, em níveis extremamente altos”, afirmou presidente americano na presença do primeiro-ministro de Japão, Shinzo Abe, que realiza uma visita oficial aos Estados Unidos.

A imprensa americana revelou, após essa declaração de Trump, a viagem de Pompeo à Coreia do Norte, dizendo que ela coincidiu com a Semana Santa e que o encontro aconteceu por volta de 1º de abril. Porém, Trump afirmou que o encontro só aconteceu na semana passada.

Fontes citadas pelo jornal “The Washington Post” diziam o encontro foi um esforço para estabelecer as bases para o diálogo dos líderes sobre assuntos delicados, como o programa de armas nucleares de Pyongyang. O histórico encontro entre Trump e Kim está previsto para acontecer entre maio e junho.

O presidente dos EUA, Donald Trump, recebe o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, em Mar-a-Lago, em Palm Beach, na Flórida, na terça-feira (17) (Foto: Reuters/Kevin Lamarque)

O presidente dos EUA, Donald Trump, recebe o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, em Mar-a-Lago, em Palm Beach, na Flórida, na terça-feira (17) (Foto: Reuters/Kevin Lamarque)

Essa manobra da Casa Branca fez muitos especialistas temerem pelo possível encontro entre os líderes dos EUA e Coreia do Norte, já que Pompeo é conhecido por ter personalidade muito mais bélica que Tillerson.

No entanto, durante sua audiência de confirmação perante o Senado, o ainda diretor da Agência Central de Inteligência (CIA) se mostrou muito mais comedido do que habitual ao ser perguntado sobre a relação com a Coreia do Norte. “Eu nunca defendi a mudança de regime. Não estou advogando pela mudança de regime”, disse, ao ser questionado pelo senador democrata por Maryland, Ben Cardin.

Aproximação

Enviados sul-coreanos visitaram Washington em março para transmitir o convite de Kim para o encontro com o presidente americano. Trump, que trocou ameaças com Kim ao longo de 2017, surpreendeu o mundo concordando rapidamente em se encontrar com o líder norte-coreano para tratar da crise provocada pelo desenvolvimento norte-coreano de armas nucleares capazes de atingir os Estados Unidos.

Cinco lugares estão em estudo para celebrar a histórica reunião, mas ainda não foram divulgados.

G1

Foto Folha de SP