O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), afirmou nesta segunda-feira, 21, que o governo federal pode dar um apoio de R$ 800 milhões ao governo da Bahia para a construção do VLT do Subúrbio. O valor seria destinado através do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Assim como a ponte Salvador-Itaparica, o VLT está inicialmente fora do PAC.
“Está no PAC o trecho de Águas Claras até Paripe. O estado apresentou a proposta como BRT, mas em função da desistência do contrato do VLT, o governador Jerônimo vai relicitar, e se ele relicitar tudo junto, esse valor de cerca de R$ 800 milhões pode entrar como contrapartida do governo federal. De alguma forma, essa obra já está no PAC, por que a ideia é integrar a região do Subúrbio, com o VLT, com a estação de Águas Claras (metrô). Hoje já tem um trecho fazendo parte do PAC”, declarou Rui, em entrevista durante agenda em Salvador.
Na última semana, o Governo do Estado notificou o consórcio Skyrail, então responsável pela construção do VLT do Subúrbio, para rescisão do contrato. A decisão aconteceu após a Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE-BA) apontar a rescisão como saída diante da urgência de solução para a continuidade da implantação do sistema de transporte.
Na última quinta-feira, 17, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) apontou uma previsão de que, em até 20 dias, sejam concluídos os trâmites burocráticos prévios e o governo lance um novo edital de licitação, para construir o VLT do Subúrbio, em substituição ao antigo trem que ocupava a região.
A Tarde
More Stories
“Cheguei aqui para trabalhar, para estudar, e hoje recebo uma homenagem muito gratificante”, diz Adolpho Loyola ao receber Título de Cidadão de Salvador
Rodoviários protestam contra redução do horário de atendimento do Hapvida
Luana do Brasil alerta para violência contra pessoas trans no plenário da Câmara de Salvador