As fortes chuvas que atingem a Bahia desde a última semana causaram o transbordamento do rio Joanes e deixaram diversas ruas alagadas, em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, nesta quarta-feira (7).
Na localidade de Vila Nova, no bairro de Portão, moradores relataram que estão ilhados e o acesso só é possível por meio de botes. Desde a última sexta-feira (2), já choveu mais de 300 mm na cidade.
Por causa do temporal e da abertura das comportas das barragens, a cheia dos rios Joanes e Ipitanga provocou pontos de alagamento em outras localidades, como Caji-Caixa D’água.
“Foi difícil. A gente ficou a noite toda aqui esperando ela [a água] baixar, só que não baixou e a gente não dormiu”, afirmou a moradora Cristiane dos Santos.
Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC), até o momento, 12 famílias, estão sendo assistidas pela prefeitura, no bairro do Caji – Caixa D’água. Já em Portão, 37 famílias estão sendo acompanhadas.
Além disso, a equipe do Centro de Referência Social (Cras) de Portão está no Núcleo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), no Loteamento Pomar do Rio II, em Vila Nova de Portão, atendendo e prestando assistência aos moradores da região.
Diante dessa situação, a secretaria garantiu que, além do acompanhamento das equipes técnicas, quando necessário, está disponibilizando refeições, colchões, cobertores, água potável e acolhimento temporário, “assegurando as condições mínimas de dignidade e proteção às famílias afetadas”.
A prefeitura ainda reforçou que, no município, não foram registrados casos de deslizamento de terra ou desabamento de imóveis. Em relação ao aumento do nível dos rios, os técnicos já começaram a identificar uma diminuição do nível de água.
Equipes da Defesa Civil, órgão ligado à secretaria de Segurança, Defesa Civil e Ordem Pública (SSPLF), das secretarias de Infraestrutura e Serviços Públicos, Mobilidade Urbana (SEMOB), Saúde (SESA), e a SEMDESC, continuam nas ruas.
Em caso de emergência, a população pode acionar os órgãos competentes por meio dos canais oficiais de atendimento 199 ou entrar em contato pelo WhatsApp (71) 32888628.
G1 bahia
More Stories
Datafolha: Aprovação de Lula sobe para 33%, melhor índice do ano
Bolsonaro é condenado a 27 anos e 3 meses de prisão por plano de golpe
Rede Wallon de Ensino realiza Festival Literário na Unidade de Candeias e promove cultura e protagonismo entre os estudantes.