A Prefeitura de Salvador acolheu mais de 4000 pessoas em situação de vulnerabilidade social com um almoço especial de Páscoa. A ação é da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) que ocorreu na manhã de quinta-feira (17). A ação aconteceu nos dez Restaurantes Populares Vida Nova, localizados em comunidades com altos índices de insegurança alimentar.
O cardápio, com forte identidade baiana, incluiu pratos como moqueca de peixe, xinxim de frango, caruru, vatapá e chocolate como sobremesa. “É um prato digno para qualquer pessoa, servido com carinho, num ambiente com ar-condicionado e todo o acolhimento necessário. A ideia é proporcionar, além da refeição, dignidade e esperança”, destacou o secretário da Sempre, Júnior Magalhães.
Segundo ele, a rede de restaurantes populares foi ampliada nos últimos dois anos, passando de dois para dez equipamentos. A intenção da prefeitura é expandir ainda mais o projeto, com uma nova unidade prevista para o Bairro da Paz. Os locais são escolhidos com base em estudos técnicos, que identificam os bairros com maior concentração de famílias em situação de pobreza e insegurança alimentar.
“Infelizmente, ainda temos muitas pessoas passando fome em Salvador. Famílias que só conseguem cozinhar no fim de semana, que veem o gás de cozinha durar três meses porque se alimentam diariamente nesses restaurantes. Mas não queremos que eles dependam disso para sempre. Nosso objetivo é garantir autonomia a essas famílias por meio da articulação com equipamentos sociais, como CRAS e cursos profissionalizantes”, completou Magalhães.
Além das refeições, os frequentadores recebem acompanhamento social e nutricional. “A alimentação oferecida é balanceada, acompanhada por nutricionistas, com suco, fruta e incentivo ao consumo de saladas, promovendo hábitos mais saudáveis”, ressaltou o secretário.
A Tarde
More Stories
Rodoviários protestam contra redução do horário de atendimento do Hapvida
Luana do Brasil alerta para violência contra pessoas trans no plenário da Câmara de Salvador
Governador Jerônimo Rodrigues e prefeito Bruno Reis discutem avanços para Salvador em reunião