O Sistema de Reconhecimento Facial da Bahia foi apresentado na tarde desta quarta-feira (30), para uma comitiva da Superintendência Regional (SR) da Polícia Federal de Sergipe, que estuda a implementação da tecnologia em pontos estratégicos do estado. O grupo visitou o Centro de Operações e Inteligência (COI), onde conheceu a ferramenta e protocolos operacionais.
O case de sucesso do Sistema Vídeo Polícia, empregado na Bahia desde 2018, com alcance de 1.043 procurados por diferentes modalidades criminosas foi detalhado para os especialistas. O grupo também conheceu uma ferramenta similar empregada em Roraima.
O subsecretário da Segurança Pública, Marcel de Oliveira, lembrou que mais de 80% das pessoas alcançadas com o apoio da ferramenta tinham ordens de captura por roubo, homicídio, tráfico de drogas e estupro.
A ferramenta é capaz de analisar faces com uso de máscaras e adereços, a exemplo da prisão de um procurado fantasiado com roupas femininas, peruca e maquiagem.
Os profissionais da PF também conheceram o Centro Integrado de Comando e Controle, usado em grandes eventos, e o Centro Integrado de Comunicações (Cicom).
O delegado regional executivo da SR da PF de Sergipe, Jorge Vinícius Gobira Nunes, frisou que a instituição realiza um estudo para implantar a tecnologia. “A intenção é aprender um pouco com a experiência baiana e avaliar o que pode ser usado no nosso projeto”, explicou.
Na comitiva da SR da PF de Sergipe participaram também da visita o delegado Jorge André Figueiredo, chefe DO Setor de Inteligência Policial, o delegado Alecsander Frederich Moreira Ferreira da Unidade de Planejamento, e o papiloscopista Alisson Vieira Nascimento do Núcleo de Identificação.
O grupo foi acompanhado pelo coordenador Executivo do Gabinete do Secretário da Segurança Pública da Bahia, Olinto Marcelo, e pelos superintendentes de Gestão Tecnológica Organizacional e de Telecomunicações, coronel Marcos Oliveira e o major Moisés Travessa, respectivamente.
More Stories
Prefeitura de Candeias inicia instalação de telas de proteção no viaduto da Nova Brasília
Após voto de Fux para tentar anular julgamento da trama golpista, seguidores resgatam mensagens de Deltan sobre conversas com o ministro
Brasil sofre com altitude e encerra Eliminatórias com derrota para Bolívia; Jean Lucas faz história