O QUE É NOTÍCIA, VOCÊ CONFERE AQUI!

Quaresma: Entenda o Significado e as Tradições Desse Período Sagrado

Quaresma: Entenda o Significado e as Tradições Desse Período Sagrado

Tendo o início na quarta-feira de cinzas, o fim da Quaresma se aproxima, nessa quinta-feira (17), da semana santa, e os fies e simpatizantes se preparam para celebrar a Sexta-feira Santa.

A Quaresma é conhecida como “Quadragesima” e o “Grande Jejum”.  Os fies — especialmente os católicos — seguem um período de preparação espiritual para a celebração da Páscoa. Esse tempo tem duração de 40 dias, em referência aos 40 dias que Jesus passou no deserto em oração e jejum.

Para entendermos melhor, o Resenha de Notícias entrevistou o Pe. Evilasio Andrade, que também é mestre em psicologia, nascido em berço católico, sendo encorajado por sua mãe a seguir nesse caminho de fé.

O psicoterapeuta Evilasio, que completa 27 anos de padre esse ano , com sua mansidão, nos conta a importância do jejum, o significado do peixe e sua influência, mencionando também os exercícios quaresmais para praticar nesse tempo precioso aos fies.

” Durante o tempo quaresmal, tempo em que nós católicos somos chamados a nos preparar melhor para Páscoa do Senhor, pois o maior sentido da nossa fé é a ressurreição de Cristo Jesus, e o tempo Quaresmal é esse tempo de preparação para celebrar a Páscoa do Senhor.

Um tempo que buscamos a partir da penitência a conversão. Conversão de pensamentos, comportamentos, maneira de ser. É um tempo forte, onde buscamos realmente aumentar a nossa fé em Cristo Jesus ressuscitado”, explicou.

O padre relatou que durante esse período de consagração, para melhor aproveitamento e edificação da fé, é importante fazer o exercício — o jejum, a oração e a esmola.

“Na quaresma nós temos também os exercícios quaresmais que são: o jejum, a esmola e a oração. O jejum de carne, toda sexta-feira feira, para que possamos sentir cada vez mais a preparação de Cristo. A esmola não é só dar, mas também se dar por completo”, esclareceu.

 

Pe. Evilasio Andrade no terceiro domingo da Quaresma / Foto: William

Evilasio também explicou o motivo pelo qual o peixe se destaca na mesa brasileira na Sexta-Feira Santa.

” No significado de comer peixe na Quaresma, podemos encontrar três mensagens. A primeira mensagem é o jejum, pois o peixe é a comida mais simples que existe para comer. Por não ser carne vermelha, que significa o sangue derramado por Cristo. Para os primeiros cristãos o peixe significa o próprio Cristo. Pois a palavra peixe significa “Cristo”. Por fim, a tradição de comer peixe tem uma simbologia, antigamente o símbolo do peixe era o símbolo do cristão. Então o peixe torna-se um elemento muito importante pra nós católicos, elemento de abstinência, de jejum, de não comer carne devido ao sangue”, disse, esclarecendo a razão que o torna uma escolha apropriada para este tempo litúrgico.”

Dessa forma, a Quaresma vai muito além das tradições visíveis, como a abstinência de carne vermelha ou o aumento do consumo de peixe. Ela representa um tempo de recolhimento, revisão de vida e reconexão com os princípios cristãos.

Ao se abster de certos hábitos e se abrir para gestos de solidariedade e fé, os fiéis não apenas honram uma tradição milenar, mas também se preparam para celebrar o verdadeiro sentido da Páscoa: a renovação, a esperança e a celebração da vida nova que brota da ressurreição de Cristo.

 

Por Nathalia Mascarenhas | Resenha de Notícias