Quaresma: Entenda o Significado e as Tradições Desse Período Sagrado
Tendo o início na quarta-feira de cinzas, o fim da Quaresma se aproxima, nessa quinta-feira (17), da semana santa, e os fies e simpatizantes se preparam para celebrar a Sexta-feira Santa.
A Quaresma é conhecida como “Quadragesima” e o “Grande Jejum”. Os fies — especialmente os católicos — seguem um período de preparação espiritual para a celebração da Páscoa. Esse tempo tem duração de 40 dias, em referência aos 40 dias que Jesus passou no deserto em oração e jejum.
Para entendermos melhor, o Resenha de Notícias entrevistou o Pe. Evilasio Andrade, que também é mestre em psicologia, nascido em berço católico, sendo encorajado por sua mãe a seguir nesse caminho de fé.
O psicoterapeuta Evilasio, que completa 27 anos de padre esse ano , com sua mansidão, nos conta a importância do jejum, o significado do peixe e sua influência, mencionando também os exercícios quaresmais para praticar nesse tempo precioso aos fies.
” Durante o tempo quaresmal, tempo em que nós católicos somos chamados a nos preparar melhor para Páscoa do Senhor, pois o maior sentido da nossa fé é a ressurreição de Cristo Jesus, e o tempo Quaresmal é esse tempo de preparação para celebrar a Páscoa do Senhor.
Um tempo que buscamos a partir da penitência a conversão. Conversão de pensamentos, comportamentos, maneira de ser. É um tempo forte, onde buscamos realmente aumentar a nossa fé em Cristo Jesus ressuscitado”, explicou.
O padre relatou que durante esse período de consagração, para melhor aproveitamento e edificação da fé, é importante fazer o exercício — o jejum, a oração e a esmola.
“Na quaresma nós temos também os exercícios quaresmais que são: o jejum, a esmola e a oração. O jejum de carne, toda sexta-feira feira, para que possamos sentir cada vez mais a preparação de Cristo. A esmola não é só dar, mas também se dar por completo”, esclareceu.

Evilasio também explicou o motivo pelo qual o peixe se destaca na mesa brasileira na Sexta-Feira Santa.
” No significado de comer peixe na Quaresma, podemos encontrar três mensagens. A primeira mensagem é o jejum, pois o peixe é a comida mais simples que existe para comer. Por não ser carne vermelha, que significa o sangue derramado por Cristo. Para os primeiros cristãos o peixe significa o próprio Cristo. Pois a palavra peixe significa “Cristo”. Por fim, a tradição de comer peixe tem uma simbologia, antigamente o símbolo do peixe era o símbolo do cristão. Então o peixe torna-se um elemento muito importante pra nós católicos, elemento de abstinência, de jejum, de não comer carne devido ao sangue”, disse, esclarecendo a razão que o torna uma escolha apropriada para este tempo litúrgico.”
Dessa forma, a Quaresma vai muito além das tradições visíveis, como a abstinência de carne vermelha ou o aumento do consumo de peixe. Ela representa um tempo de recolhimento, revisão de vida e reconexão com os princípios cristãos.
Ao se abster de certos hábitos e se abrir para gestos de solidariedade e fé, os fiéis não apenas honram uma tradição milenar, mas também se preparam para celebrar o verdadeiro sentido da Páscoa: a renovação, a esperança e a celebração da vida nova que brota da ressurreição de Cristo.
Por Nathalia Mascarenhas | Resenha de Notícias
More Stories
Prefeitura de Candeias inicia instalação de telas de proteção no viaduto da Nova Brasília
Após voto de Fux para tentar anular julgamento da trama golpista, seguidores resgatam mensagens de Deltan sobre conversas com o ministro
Brasil sofre com altitude e encerra Eliminatórias com derrota para Bolívia; Jean Lucas faz história