O QUE É NOTÍCIA, VOCÊ CONFERE AQUI!

PT precisa reagir à ataque machista e mimado de secretário

O Partido dos Trabalhadores, movimentos sociais e lutadores pelos direitos da igualdade, não devem e não podem ficar calados em relação aos ataques machistas e mimidados do secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, que em mensagem de Whatsapp, chamou a proprietária do restaurante de “vagabunda”. Em publicação no Twitter nesta segunda-feira, 2, o secretário pediu desculpas pelos “comentários inadequados”.

Em mensagem enviada a Angeluci, Vilas-Boas reclamou do restaurante fechado e reclamou dos R$ 350 pagos para atracar na ilha. “Esqueça me ver de novo aqui”, disse. Em seguida, escreveu: “Amigo o caralho! Vagabunda”.

Segundo a chef, a Capitania dos Portos havia recomendado a restrição da navegação na Baída de Todos os Santos por causa do mau tempo. o que levou ao fechamento do restaurante no domingo, já que haveria dificuldade para clientes e funcionários se deslocarem. Angeluci explicou ainda que, por limitações das operadoras de telefonia, o serviço de Wi-Fi é precário nas ilhas com a oscilação das condições de tempo.

“Pergunto-lhe: o que autoriza uma autoridade, no exercício de uma função pública das mais relevantes do estado – a de secretário de Saúde do Estado da Bahia, e durante uma pandemia, o que torna a sua função sinhá mais responsável – chamar uma mulher de VAGABUNDA? O senhor admite algum senso de possibilidade de razoabilidade no seu gesto, no uso dessas palavras?”, respondeu a dona do Preta a Vilas-Boas. “Os tempos mudaram, secretário: inexistem contextos que justifiquem essa relação de senhor e vassalo. Eu não sou vagabunda. Sou uma mulher digna, honrada, profissional, empresária, geradora de empregos e com uma árdua rotina de trabalho, física, inclusive, para realizar um sonho e um projeto de oferecer aos meus clientes um serviço de qualidade. Mas não de qualquer jeito: só quando as circunstâncias me permitem”, continuou.

No Twitter, Vilas-Boas pediu desculpas à chef e disse que agiu “tomado de emoção” após uma “enorme frustração momentânea”. “Por mais cuidadosos que sejamos, ao longo da vida cometemos erros que podem atingir as pessoas. Peço, portanto, desculpas à empresária e artista da gastronomia baiana, a Chef Angeluci Figueiredo, pelos comentários inadequados no último domingo (1), em circunstâncias injustificáveis, enviados por mensagem privada. Tendo reservado um almoço especial com os familiares e amigos do exterior com a devida antecedência de 48h, uma enorme frustração momentânea me levou, tomado de emoção, a dizer o que disse. Conto com o perdão de todos que se sentiram ofendidos, pois sempre pautei minha vida na verdade, honestidade e acolhimento”, publicou.

Para que o PT seja realmente diferente, ele tem que agir de forma enérgica e emitir uma nota de repúdio à esse ataque feito pelo secretário à uma mulher trabalhadora, como todos os cidadãos merecem mais respeito e cuidado.