Segundo Sol, a próxima novela das 9 exibida na Rede Globo, deve substituir O Outro Lado do Paraíso, de Walcyr Carrasco. A produção ainda nem começou e já se tornou polêmica por um motivo já comum nas novelas globais: o elenco branco. Dessa vez, no entanto, não há desculpa sobre a época – em que havia poucas pessoas negras e, por acaso, elas provavelmente eram bruxas porque é esse papel que sobrou a quem tem essa cor da pele.
A trama, que se passa em várias cidades da Bahia, teve sua primeira chamada exibida na última segunda-feira (23) no Facebook de Segundo Sol, com “Só você pode dar uma nova chance para sua vida” como frase de impacto. No entanto, o impacto maior aconteceu sobre os expectadores que, prontamente, foram às redes sociais criticar a produção que tem Emílio Dantas como protagonista ao lado de Giovanna Antonelli e Deborah Secco e Adriana Esteves como vilãs.
Logo, usuários do Twitter criticaram a produção lembrando que a Bahia não é branca e não apresentar sequer um protagonista preto era um erro:
Segundo Sol conta com uma história negra que recebeu inclusive atenção especial em matérias sobre a produção: a de uma empregada doméstica preta que teve um caso com seu patrão e engravidou duas vezes – de um menino branco e de um menino negro. A patroa, que era estéril, ficou com o filho branco de sua empregada e o tornou herdeiro da família, enquanto o filho negro permaneceu com a empregada e não soube de sua verdadeira paternidade.
Como de costume, a parcela negra da produção apresenta problemas e é subserviente à parcela branca, que é protagonista de uma história passada na Bahia. Confira o teaser:
More Stories
Prefeitura de Candeias inicia instalação de telas de proteção no viaduto da Nova Brasília
Após voto de Fux para tentar anular julgamento da trama golpista, seguidores resgatam mensagens de Deltan sobre conversas com o ministro
Brasil sofre com altitude e encerra Eliminatórias com derrota para Bolívia; Jean Lucas faz história