Projeto Transformaê mobiliza estudantes para arte, esporte e inovação

0

 

Um dia especial em mais de mil escolas estaduais da capital e do interior do estado. Nesta quinta-feira (21), o ensino formal deu lugar a 12 horas de atividades artísticas, esportivas culturais e de inovação, com a realização do ‘Transformaê – Virada Educacional Bahia’, um projeto do Governo do Estado, executado pela Secretaria de Educação. Durante todo o dia, unidades de ensino abriram as portas para a comunidade, oferecendo uma nova maneira de aprender.

“Esse é um momento importantíssimo para a educação. O Transformaê é mais do que um movimento. Ele é um elemento capaz de unificar a cultura com a educação. É a identificação do cotidiano e das habilidades. É a possibilidade de juntar o conteúdo que cada um tem. Ao mesmo tempo, tenta sacudir a escola com conhecimento que vai compor a nossa caminhada“, afirmou o secretário Walter Pinheiro.

Em Candeias os colégios Estaduais realizaram diversas oficinas de arte, entre elas, as de poesia e cordel, dança, grafite, teatro, musicas, entre outras. O espaço garantiu a troca de conhecimento.
No Ouro Negro, grupos de alunos realizaram performances musicais. Eles comunicaram, por meio da dança, mensagens que servem para toda a comunidade.

O Transformaê chegou à segunda edição com o tema ‘Tomando Partido da Escola’, que permite à Secretaria da Educação reafirmar a importância da escola enquanto local da formação humana, social, política e econômica dos sujeitos da aprendizagem. Isso favorece aos integrantes da comunidade escolar e local a realização de intervenções sociais no ambiente para a melhoria da convivência e da atuação de cada um dos sujeitos que compõem o universo educacional.