A BYD inaugurou nesta terça-feira, 1º de julho, a sua fábrica no município de Camaçari, na Região Metrolitana de Salvador, na Bahia. Essa é o pontapé inicial para gigante chinesa na fabricação nacional de automóveis elétricos e hibrídos no Brasil.
A BYD assumiu a fábrica da Ford, que deixou a Bahia em 2021, e depois de 15 meses inaugurou nesta terça o que é a sua primeira fábrica no Brasil. A reconstrução foi grande, já que a unidade precisou instalar novas linhas de montagens, mais modernas, para os seus veículos.
Apesar da inaguração oficial, a BYD ainda não consegue produzir os veículos 100% no Brasil nesse primeiro momento. Acontece que os carros chegaram em partes, com peças fabricadas na China e serão apenas montados na fábrica de Camaçari.
Conforme anúncios da empresa na inauguração da planta, o plano inicial é produzir nesse sistema cerca de 12,5 mil carros por mês. Os primeiros modelos a serem montados na fábrica de Camaçari são o BYD Dolphin Mini (100% elétrico) e o BYD Song Plus (híbrido).
Os planos da BYD são ainda mais audaciosos. A montadora espera a partir do final de 2026, passar a produzir cerca de 300 mil carros elétricos e híbridos por ano.
“Um em cada quatro veículos de nova energia vendidos mundialmente é da BYD. A nossa missao é resfriar o mundo em 1Cº”, disse CEO da BYD Américas, Stella Li, durante a inauguração da fábrica.
A Tarde
Foto: Thuane Maria/GOVBA
More Stories
BAHIA ACUMULA MAIS DE 59 MIL POSTOS DE TRABALHO CRIADOS SÓ EM 2025
“Transformamos sonhos em realidade”, diz Caetano sobre primeiro BYD produzido em Camaçari
Governo do Estado reforça saúde de Bom Jesus da Lapa com entrega de equipamentos