O QUE É NOTÍCIA, VOCÊ CONFERE AQUI!

Presidente ucraniano pede paz enquanto forças russas são ‘desenroladas’ perto da fronteira

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, fez um apelo sombrio por paz na quinta-feira, dizendo ao povo da Rússia que somente eles poderiam impedir a invasão que ele disse que o Kremlin já havia ordenado.
Em um discurso emocionado que soou como um pedido final para fazer recuar as forças russas que se eriçam ao longo da fronteira com a Ucrânia, Zelensky disse que tentou falar com o presidente russo, Vladimir Putin, por telefone na quarta-feira, mas foi recebido em silêncio.

Falando em russo, ele disse que a Ucrânia é uma nação soberana que busca construir um futuro pacífico – uma Ucrânia diferente, acrescentou, daquela violenta que os cidadãos russos estão assistindo nas transmissões da televisão estatal belicista. “Você está sendo informado de que este é um plano para libertar o povo da Ucrânia”, disse ele. “Mas o povo ucraniano é livre.”

O discurso de Zelensky – que foi televisionado por volta da 1h da manhã de Kiev na quinta-feira – veio horas depois que um oficial do Pentágono alertou que Putin “estava pronto como pode” para ordenar um ataque em grande escala à Ucrânia e que quase todas as forças russas ao longo da fronteira moveram-se para sua posição final pronta para o combate.
Um porta-voz do Kremlin disse que Putin recebeu um pedido de assistência de forças separatistas no leste da Ucrânia, um movimento que os políticos ocidentais temem que possa ser pretexto para um ataque russo ao seu vizinho.
Zelensky disse que quase 200.000 soldados russos e milhares de veículos blindados estão agora do outro lado da fronteira com a Rússia.
“Sua liderança os aprovou para avançar para o território de outro país”, disse Zelensky. “Este passo pode se tornar o início de uma grande guerra no continente europeu.”

O aviso de um alto funcionário da defesa dos EUA de que 80% das forças russas dispostas na fronteira da Ucrânia haviam se movido para suas posições operacionais avançadas veio quando o presidente Biden anunciou sanções contra a empresa e os executivos que administram o gasoduto Nord Stream 2 que liga a Rússia e a Alemanha. .
Mas mesmo quando os Estados Unidos e a Europa impuseram medidas econômicas contra empresas e altos funcionários russos, as esperanças diminuíram de que haveria alguma maneira de a Ucrânia e seus apoiadores ocidentais evitarem um ataque mais amplo. Em Washington, os formuladores de políticas disseram que estão prontos para impor mais sanções caso as tropas russas avancem. Na Europa, alguns países da OTAN enviaram mais armamento para Kiev, e os líderes da União Européia se apressaram para se reunir na quinta-feira em Bruxelas para planejar seu próximo passo.
“Esses passos são outra parte de nossa parcela inicial de sanções em resposta às ações da Rússia na Ucrânia”, disse Biden em comunicado na quarta-feira. “Como deixei claro, não hesitaremos em tomar mais medidas se a Rússia continuar a escalar. Por meio de suas ações, o presidente Putin forneceu ao mundo um incentivo esmagador para se afastar do gás russo e de outras formas de energia”.