O QUE É NOTÍCIA, VOCÊ CONFERE AQUI!

Presidente da Câmara anuncia Coronel como futuro governador da Bahia

Uma informação surpreendente foi dada na abertura da sessão dos trabalhos legislativos na Câmara Municipal de Candeias pelo presidente da Casa, na tarde de segunda-feira, dia 14, aniversário de 59 anos de Candeias, pelo vereador Fernando Calmon, do PSD, e que está no segundo mandato.

Ao convidar o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Ângelo Coronel, filiado ao PSD, Calmon, que também pleteia ser o candidato da oposição a prefeito em 2020, informou para o plenário completamente lotado, que chamava o “futuro governador da Bahia”.

Nos meios políticos municipais, a notícia causou entreolhares e muita surpresa uma vez que Coronel, que tem como líder estadual o senador Otto Alencar e é conhecido como um “sempre candidato a governador” desde o tempo em que era correligionário do ex-senador Antônio Carlos Magalhães que não o apoiava para tal fim.

ACM, então, colocou Otto no Tribunal de Contas da Bahia, de onde saiu para ser candidato a vice-governador de Jaques Wagner, do PT, em 2010. Otto, que já foi vice-governador de ACM entre 1991 a 2002 e de Wagner de 2011 a 2014, está no primeiro mandato que vai até 2022 de Senador da República.

Anúncio

Em ano pré-eleitoral para governo estadual, a informação pode sinalizar que o PSD, da base do governador, pode ser uma terceira via entre o PT, que vai buscar a reeleição de Rui Costa, e o DEM, que tem como provável candidato o prefeito de Salvador, ACM Neto.

Ao falar depois de parabenizar a cidade e os candeenses, Ângelo Coronel não desconversou, mas brincou dizendo que seria “breve”, como é conhecido pelos políticos nos discursos e, nos próximos dias, vai ser governador da Bahia com a viagem de Rui Costa e João Leão, atuais governador e vice-governador, ao exterior. Aí, ele seria por “breves 3 dias”, governador.

Para analistas, a única certeza hoje na Bahia é que Rui Costa é candidato a reeleição. Outros nomes somente com a proximidade das convenções em 2018.

Yancey Cerqueira