O QUE É NOTÍCIA, VOCÊ CONFERE AQUI!

Prêmio Laureus: Messi é eleito o atleta do ano

Considerado o “Óscar do Esporte”, o Prêmio Laureus brindou, nesta segunda-feira (8/5), em Paris, os protagonistas das diferentes modalidades em 2022. Responsável por guiar a Argentina ao tricampeonato da Copa do Mundo, o Lionel Messi faturou a estatueta de atleta do ano entre os homens.

Essa é a segunda vez que Messi conquista o prêmio individual. No evento de gala de 2020, o astro argentino foi escolhido ao lado do heptacampeão de Fórmula 1, o britânico Lewis Hamilton. Dessa vez, o hermano desbancou o companheiro de Paris Saint-Germain Kylian Mbappé, o tenista Rafael Nadal, o craque do basquete Stephen Curry, o piloto de F1 Max Verstappen e o sueco Mondo Duplantis (salto com vara).

A presença de Lionel Messi na cerimônia do “Óscar do Esporte” era incerta diante da semana turbulenta com o afastamento de duas semanas do PSG e os rumores de uma saída. Apesar da turbulência nos bastidores, a Pulga foi à premiação e discursou

 

“Esta é a primeira vez que sou o único vencedor do Prêmio Laureus de Melhor Atleta Homem do Ano e, depois de um ano em que finalmente ganhamos outro prêmio que perseguíamos há muito tempo, na Copa do Mundo no Catar, é uma honra poder segurar esta estatueta Laureus”, disse o argentino.

Liderada por Lionel Messi no Catar, a Argentina foi, inclusive, eleita a equipe do ano. Venceu a concorrência da seleção inglesa de futebol feminino, da seleção francesa de rúgbi masculino, do Golden State Warriors (NBA), do Real Madrid e da Red Bull (Fórmula 1).

O futebol também foi lembrado com a conquista de Christian Eriksen na categoria Retorno do Ano. O reconhecimento veio após o drama vivido por ele em uma partida pela Dinamarca contra a Finlândia, na Eurocopa, em 12 de junho de 2021. Na ocasião, o meia sofreu uma parada cardíaca e teve a carreira ameaçada. A redenção aconteceu na Copa do Mundo do Catar, quando atuou nas três partidas do país no torneio.

Na categoria feminina para Melhor Atleta do Ano, a velocista jamaicana Shelly-Ann Fraser-Pryce levou a melhor. O prêmio de revelação foi concedido ao tenista espanhol Carlos Alcaraz, de 20 anos.

Brasil segue em jejum 

Representado por Rayssa Leal (skate street) e Filipe Toledo (surfe), o Brasil também marcou presença no Prêmio Laureus. A dupla concorria ao reconhecimento de melhor Atleta em Esportes de Ação. Porém, foram superados pela esquiadora chinesa Eileen Gu. O resultado prolonga o jejum do país para sete anos. A última vez que um brazuca abocanhou um troféu foi em 2016, com o ex-nadador Daniel Dias, na categoria Melhor Atleta Paralímpico.