O QUE É NOTÍCIA, VOCÊ CONFERE AQUI!

Prefeitura realiza 5ª Conferência Municipal de Saúde

 

A Prefeitura  de Candeias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou durante o dia de hoje (31/07), no Centro de Formação dos Professores, a 5ª Conferência Municipal de Saúde com o objetivo de avaliar as ações de saúde e propor metas para a consolidação do Sistema Único de Saúde no município. O tema da Conferência foi: “Construindo uma nova Candeias: Saúde, Trabalho e Cidadania”.

Depois de composta a mesa diretora com a secretária de Saúde, Soraia Cabral, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Rivaldo Santos, e a palestrante, Dra. Sônia Cristina Lima, o presidente do Conselho abriu os trabalhos com a leitura do Regimento Geral da 5ª Conferência Municipal de Saúde de Candeias.

Em seguida, a secretária de Saúde fez um levantamento dos dados da pasta desde 2012 até os dias atuais, com intuito de mostrar a realidade do município e o que foi feito pela atual gestão.

Na oportunidade, Soraia enumerou as intervenções feitas e, dentre elas, está à reabertura da Emergência do Posto Luiz Viana, na Pitanga, do qual tem muito orgulho. “Apanho, respondo processo, mais não fecho o Posto Médico” desabafou a secretária.

E também comemorou os mais de 35 mil atendimentos no posto médico e os 37 mil atendimentos nos PSF’s do município, e se orgulha do trabalho que está sendo feito na pasta que ocupa para os próximos dias e anos. De acordo com a secretária, todos os gastos da saúde estão sendo estudados minunciosamente, pois acredita que analisando tudo cuidadosamente vai aplicar melhor os recursos para ampliar e melhorar os serviços da saúde na cidade.

A palestra da doutora em Saúde Pública, na área de Planejamento e Gestão, Sônia Cristina Lima, fez uma analise histórica da saúde no Brasil e destacou o impacto dos atuais acontecimentos na saúde pública, e as questões sociais que envolvem as necessidades das minorias.

A conferência levou os participantes a uma troca de conhecimento que será transformadora na prática do pensar em saúde, no conceito mais amplo da palavra, “pensar como qualidade de vida”.  Para a secretária Soraia Cabral, a participação da população foi de grande importância, tornando a conferência democrática e significativa, pois os candeenses propuseram novas ideias, questionaram e sugeriram ações para fortalecimento da saúde no município.​