O QUE É NOTÍCIA, VOCÊ CONFERE AQUI!

Prefeitura precisa ter empatia para acolher menina e sua família ao invés de tentar se justificar

 

Desde ontem a cidade de Candeias está abalada com a informação do caso de abuso sexual infantil, dentro de uma unidade escolar do município, no qual, uma criança de seis anos foi vítima de abuso. O acusado pela agressão, trata-se de outro menor de idade.

Como é um caso de enorme repercussão, é necessário ter muito cuidado nas informações repassadas para que não haja ruídos ou informações deturpadas; embora com o advento das redes sociais, hoje, todo cidadão é um ser ativo na transmissão de conteúdos, mesmo sem ter às devidas cautelas necessárias.

Porém diante do que foi dito pela prefeitura municipal e seus agentes políticos, nota-se que realmente existiu uma grande falha no plano estratégico da secretaria para este ano letivo, pois é notório identificar que tem um déficit no efetivo de funcionários nas escolas, principalmente na função de auxiliar, que dão suporte ao corpo docente. Pessoas que são fundamentais no ensino fundamental I, principalmente numa sala com 30 alunos. A falta de profissionais nas unidades escolares, é fruto de uma gestão na Educação cheia de falhas e incapacidade de administrar uma pasta tão importante e sensível.

Ao conferir pronunciamentos de autoridades municipais, pôde ser identificado o porque Candeias tem o pior ensino da Região Metropolitana. Pois diante do exposto, a falta de sensibilidade das autoridades no acolhimento “verdadeiro” à vítima, sem precisar se defender ou justificar de algo, já seria um gesto de empatia com a vítima, o que de fato ela e a família, necessitam neste momento.

Como o prefeito disse, cabe as autoridades competentes para investigarem o ocorrido, porém o papel do poder público, agora, é oferecer o suporte necessário para todo processo deste caso, a partir de agora em diante. Mais do que publicidade em dizer que Candeias vive o seu melhor momento da Educação, é hora do poder público acolher e cuidar dessa menina e sua família.

Logo em seguida, após a garotinha apresentar melhoras em seu quadro, aí sim, cabe aos governantes fazer um chamamento público para contratação de funcionários para auxiliar o corpo docente na estrutura escolar, alem da implementação da guarda patrimonial nas escolas, bem como o gestor relatou, a colocação do sistema vídeo monitoramento nas escolas, pois só assim com ações, que a prefeitura aliviará o medo de todo pai e toda mãe ao deixar seus filhos nas escolas.