Segundo a SESAU, Candeias recebeu pouco mais de 2.100 doses do imunizante, para vacinar as crianças de 10 e 11 anos do município. Para ter acesso à vacina, os estudantes devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis e apresentar a carteira de vacinação e cartão do SUS.
A vacina é aplicada em duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações. O método serve tanto para quem já teve dengue quanto para quem nunca foi infectado. A recomendação para quem contraiu a doença recentemente é aguardar seis meses para tomar a vacina.
Quem for diagnosticado com a doença no intervalo entre as doses deve manter o esquema vacinal, desde que o prazo não seja inferior a 30 dias em relação ao início dos sintomas.
Ações contra a Aedes aegypti nas Escolas
Através do Programa saúde nas escolas, agentes de saúde visitam as instituições de ensino, levando informações e conscientizando os alunos sobre os cuidados necessários para evitar a propagação do mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.
Durante a ação, os agentes destacam a importância de eliminar possíveis criadouros do mosquito, como recipientes com água parada, pneus e garrafas vazias. Além disso, são abordados tópicos relacionados aos sintomas da doença, diagnóstico precoce e formas de tratamento.
More Stories
Candeias: Intervenção federal no Hospital Ouro Negro chega ao fim e município voltará a administrar a unidade
Empresário candeiense morre após grave acidente em SAJ
Candeias: Começa Transição do Governo Eriton Ramos com nomeação de comissão