Com o objetivo de proporcionar mais segurança à população, a Prefeitura continua intensificando a ação preventiva da “Operação Chuva”. A Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), por meio da Defesa Civil, está realizando diariamente a limpeza de córregos, bueiros e canais, além de desentupir bocas de lobo para evitar os transtornos causados pelas chuvas que ocorrem anualmente no período de abril a julho.
Em vigor desde 14 de março, essa ação coordenada por diversos setores da administração municipal visa minimizar os impactos das chuvas. Apesar dos esforços da Prefeitura na limpeza de córregos e na desobstrução de bueiros, a intensidade da chuva causou danos significativos ao município. A Defesa Civil está atenta às reclamações da população.
Nas redes sociais, moradores compartilharam imagens de ruas alagadas, casas invadidas por lama e muita sujeira. Em resposta, a gestão municipal adotou medidas emergenciais para evitar novas inundações e realizou visitas às casas afetadas pelo temporal para avaliar a elegibilidade das pessoas para programas sociais disponíveis em casos como este.
Além disso, seguindo os protocolos do Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC), foram realizadas vistorias nas áreas de risco que possuem o Sistema de Alerta. Essas áreas são caracterizadas pela ocupação de encostas com declividades variadas, onde residências apresentam alta vulnerabilidade em suas estruturas. As vistorias foram realizadas em resposta aos acumulados de chuvas e aos alertas emitidos pelo CENAD/CEMADEN.
Em caso de riscos, alagamentos, enchentes e desabamentos, a população pode solicitar o Disk Defesa Civil, entrando em contato pelo número (71) 3599-0226 ou em caso de emergência 199.
More Stories
Candeias: Pista de patinação no gelo será aberta ao público neste sábado (21); veja orientações de uso
Candeias: Antecipação de salário e pagamento da segunda parcela do 13º vão injetar mais de 21 milhões na economia local
Candeias: Câmara encerra ano com aprovações, emoção e despedidas