O QUE É NOTÍCIA, VOCÊ CONFERE AQUI!

Prefeito anuncia ‘Salvador, capital afro’ como tema do Carnaval 2024

O prefeito Bruno Reis (União Brasil) anunciou, na manhã desta segunda-feira (23), que o tema do Carnaval 2024 será Salvador, capital afro. Segundo o gestor, a folia neste ano fará uma homenagem aos blocos afros que terão isenção de tributos fiscais (ISS, IPTU e TFF) e investimento de R$ 8 milhões, além de apoio a 130 entidades independentes de matriz africana.

“Esse ano, a feliz coincidência, onde muitos blocos afros estão completando datas comemorativas. Então, os Filhos de Gandhy completa 75 anos; Olodum, 45; Malê de Balê, 45; Commanche do Pelô, 45 anos; Banda Didá, 30 anos; Ilê Aiyê, 50 anos de existência, de um trabalho de empoderamento do povo negro, de um trabalho de valorização da nossa cultura, da nossa história e da nossa arte. Esse ano a Prefeitura presta homenagem aos blocos afros. Aqui foi apresentada a marca e toda a estratégia é homenagem aos blocos afros da nossa cidade. Temos aí um conjunto de estímulos e incentivos dos blocos afros que vão, esse ano, levar toda a beleza da nossa cidade, a beleza negra aqui, pra projetar essa cidade ainda mais no Brasil e no mundo”, disse o prefeito em entrevista coletiva na sede do Ilê.

“Resgatamos este Carnaval. Hoje é um dia histórico para todos nós. Estamos na Senzala do Barro Preto, para lançar pela primeira vez um Carnaval aqui [na sede do Ilê], para valorizar os blocos afros. Quem participou aqui foi uma inesquecível manhã, onde nós retratamos aqui a nossa história, a nossa cultura, a valorização do nosso principal ativo, que é a nossa negritude. Nós somos a cidade mais negra fora da África e nós fizemos um trabalho, incansável, em especial no ano de 2023, para projetar Salvador como a capital África”, completou Bruno Reis.

Segundo o prefeito, o Carnaval de Salvador vai injetar R$ 2 bilhões na economia e gerar 250 mil empregos diretos e indiretos. Ele ressaltou que os blocos afros não serão cobrados mais por taxas de licenciamento. “Agora a isenção está na lei. Independentemente de quem venha a ser o prefeito, jamais os blocos afros vão pagar qualquer valor para desfilar. Isso sim é valorizar a história, porque estamos cheios de discurso, promessas, palavras que se perdem ao tempo”.

Ao declarar que a previsão é de lotação completa dos hotéis e presença de mais de 1 milhão de turistas na capital baiana no período momesco, Bruno também comemorou o anúncio feito pelo Ministério do Turismo nesta última segunda-feira (22) de que Salvador é a cidade mais procurada por visitantes e turistas em 2024. 

“E, graças a Deus, ontem o Ministério do Turismo publica a marca histórica para a cidade de Salvador. É o nosso objetivo ser o destino mais desejado do Brasil. [Carnaval] é um momento de festa, de alegria, mas é um momento também de todo mundo trabalhar, ganhar seu dinheiro e, especialmente, de projetar Salvador para o Brasil e o mundo. Nos próximos dias, nós vamos estar em todas os telejornais, em todas as emissoras de TV e de rádio, nos sites e nos jornais como a cidade mais falada do planeta. Isso é muito importante para a nossa cidade, eu estou muito feliz e aqui é justamente é transbordando de felicidade por esse dia histórico, esse dia que jamais vai sair da minha memória. Vai fazer história, vai ser um carnaval marcante”, ponderou.

Pré-Carnaval e abertura

O prefeito destacou que a folia neste ano terá 15 dias de festa seguidos. “Esse ano, com coincidência das datas também, eu sou homem de muita fé, não acredito em coincidências, já começa o dia 1º com a Lavagem de Itapuã, dia 2 no Rio Vermelho (Dia de Iemanjá), e vai até quarta-feira de cinzas com arrastão. Nós estamos falando em 15 dias de festa, até porque a gente traz uma novidade no pré-carnaval, que é a Segunda-feira sem lei, no circuito de Ondina pra Barra, com o nosso Xanddy Harmonia”. 

Bruno também voltou a falar sobre a abertura do Carnaval, que vai acontecer na Praça Castro Alves, como estratégia para fortalecer o circuito Osmar (Campo Grande) e contará com encontro de trios com Ivete Sangalo, Carlinhos Brown, BaianaSystem e Ilê.

“Ano passado, o grande desafio foi revitalizar, resgatar esse circuito, muitos não acreditavam mais. Nós fizemos um grande Carnaval no Centro e esse ano será melhor ainda. Teremos também mais novidades no Centro, além de grandes atrações que vão se apresentar lá, o retorno de Ivete que vai puxar o trio sem cordas, a Pipoca no Centro na super terça com grandes atrações. E temos também o palco de Salvador, capital afro, que vai potencializar e estimular ainda mais artistas, revelação, que nós temos nos nossos bairros, grandes talentos que estão surgindo da nossa cultura afro, como também o Colorido Cores”.

Segundo ele, serão mais de 2,7 mil horas de músicas de todos os estilos, mais de 700 atrações nos oito circuitos, com programação especial em dez bairros e nas três ilhas que pertencem a Salvador. “O Carnaval cresceu, a gente já está estimulando aí a realização também de uma programação no bairro Dois de Julho. Então, além do Dois de Julho, no Centro Histórico, Santo Antônio Além do Carmo, dos oito circuitos dos dez bairros e das três ilhas, são mais de 400 atrações nos bairros e mais de 700 atrações nos oito circuitos. Portanto, vamos fazer o maior Carnaval, são mais de 2700 horas de música e eu tenho certeza que esse Carnaval será inesquecível, será o melhor de todos os tempos”, finalizou.