Sabemos que não temos o controle de tudo que acontece ao nosso redor e que cedo ou tarde enfrentaremos uma frustração seja em menor ou maior escala, isso pode gerar uma sensação de incapacidade caso a realização do objetivo dependa da própria pessoa.
E quando a frustração vem, não sabemos lidar com ela e por vezes acabamos distorcendo a interpretação dos fatos, o que torna a experiência ainda mais dolorosa e acaba lhe impedindo de estabelecer novas metas.
A frustração é um estado emocional negativo frente a um objetivo não alcançado decorrente de um impedimento ou conflito, é uma expectativa não atendida. As frustrações estão presentes em todas as esferas da vida e os obstáculos podem ser emocionais, sociais, físicos e financeiro, como por exemplo estudar e ser não ser aprovado ou não receber a promoção desejada mesmo se dedicando tanto, porém isso não faz de você um fracassado ou incompetente.
Quando mal administrada pode desencadear depressão, falta de motivação, raiva, stress e auto agressão (como o suicídio ou mutilação), afetando a vida do indivíduo de tal modo que implique no seu desempenho ocupacional, social e afetivo. As razões para tal vulnerabilidade ou da resiliência são diversas como história de vida, privações ou falta de limites (aqui vale acrescentar quando na infância ou adolescência o indivíduo que sabe lidar com o “Não” logo se tornará um adulto suscetível a frustrações.
As frustrações estão presentes no nosso dia a dia, ela pode trazer danos ou benefícios. Mas como se tornar resiliente, ou seja como lidar com ela?
Antes é necessário entender que a forma para lidar com a frustração pode ser diferente, isso depende do obstáculo e área sofrida.
Primeiro análise a situação, não fuja e veja o que pode tirar de proveito ou se ainda tem solução.
Segundo se depois de uma análise o obstáculo não houver solução, tente uma alternativa semelhante, como por exemplo: se o objetivo for comprar um carro 0 km, mas houve um obstáculo financeiro sem solução que, vale a pena pensar que tal um carro semi novo, isso pode reduzir a frustração, diferente de querer cursar medicina, mas por causa de obstáculos emocionais, como considerar ser incompetente e desistir, logo o que levará a pensar em cursar administração que nunca foi a área deseja (gerarndo outra frustração deixando a situação ainda pior).
Terceiro cuidado com as estratégias compensatórias, como o consumo excessivo de álcool, drogas e até mesmo alimentos pode gerar danos fisiológicos e psicológicos.
Quarta nunca estabeleça metas impossíveis de serem alcançadas, e lembre-se você não pode controlar todos os acontecimentos ao seu redor, pode prevê-lo.
More Stories
TCM aprova contas de 2023 da gestão Dailton Filho em Madre de Deus
Candeias terá Bingo Beneficente promovido pelo vereador Dr. Léo neste domingo (14)
Centro de Educação Colibri promove Bienal Científica e Torneio de Robótica neste sábado