O QUE É NOTÍCIA, VOCÊ CONFERE AQUI!

Por Tainá Lima: como criar novos conteúdos para comunicar seu projeto

04 ações simples para te ajudar a driblar a falta de inspiração e criar novas pautas

 

Na vida multitarefas do empreendedor digital, não é nada fácil dar conta de administrar, analisar e ainda criar novos conteúdos para comunicar nossos projetos. Principalmente para quem atua com foco nas redes sociais, muitas vezes falta inspiração na hora de planejar quais assuntos e formatos abordar. Estamos juntos nessa luta, tá?!

Um fator determinante que ajuda demais quem produz conteúdo na internet é ter clareza sobre o seu nicho. De forma bem simples, nicho é o tema principal que você aborda. Através dele, você vai identificar os interesses, curiosidades e problemas do seu público, correlacionando com os assuntos que você domina e curte falar. Da junção dessas duas realidades nasce o seu conteúdo de valor, ou seja, tudo aquilo que você pode usar como pauta para comunicar seu projeto.

É muito comum ouvirmos que você deve ter um único nicho ou que quanto mais segmentado você for na internet, mais assertivo será no seu conteúdo e crescimento. De fato, isso tem seu impacto. Aqui na Áscua ampliamos um pouco o olhar: somos pessoas produzindo na internet e nosso trabalho, além de gerar resultados, deve refletir quem somos e trazer prazer. Para nós, o nicho único não deve ser uma regra, mas isso é assunto para outro post.

Contextualizado esse ponto, vamos colocar a mão na massa e compartilhar quatro dicas para te ajudar a manter a inspiração em alta!

Leve seus nichos para passear
É olhando para dentro que a gente consegue fazer diferente, sabia?! Experimente pensar seus assuntos principais como amigos. Se eles fossem sair juntos, quais poderiam ser os resultados? Essa reflexão pode gerar uma série de novos conteúdos!

Vamos de exemplo: eu falo sobre comunicação humanizada, maternidade e empreendedorismo. Quando a comunicação humanizada e o empreendedorismo se unem, eu posso falar formas de produzir conteúdo na prática, como tirar um projeto do papel e também sobre como divulgar serviços/produtos. Já quando o empreendedorismo se une a maternidade, eu posso mostrar como é a rotina de mãe que realiza seu projeto paralelo a CLT na internet, como lidar com a falta de tempo, ou, inclusive, como a maternidade mudou meu foco em relação ao meu projeto.

Consuma de outras pessoas
Nós sabemos que são muitas demandas para dar conta, mas consumir conteúdo do seu mercado (e de outros) pode abrir a sua mente. Separe alguns minutos diariamente para conferir o que as outras pessoas estão construindo. Desta forma, você amplia o seu repertório e pode experimentar novos formatos, além de contribuir com o trabalho do colega. Lembre-se: se inspirou no amiguinho? Dê os créditos!

Brainstorm: tenha uma lista de ideias
Um complemento da dica anterior, tenha uma listinha com todas as ideias e inspirações que surgirem ao longo do caminho. Com um arquivo como esse, você pode consultar sempre que faltarem ideias de novos assuntos e formatos. No começo pode ser trabalhoso, mas quando se tornar um hábito você vai agradecer por ter começado a documentar.

Recicle conteúdos antigos
Sabe aquele post que você fez a um tempo atrás no feed? Será que esse assunto não pode ser abordado com mais detalhes ou em outro formato nas suas redes sociais? Muitas vezes postados e esquecemos o conteúdo, mas ele pode ser muito útil para quem tá começando a te acompanhar agora. Além disso, quem já faz parte da sua audiência a um tempo pode tirar um novo aprendizado através desse mix de formatos utilizados.

A gente olha para o lado para se inspirar, mas é refletindo sobre o que temos aqui dentro que podemos fazer diferente e construir autenticidade. Vamos juntos?!

#ProduçãoDeConteúdo #ComunicaçãoHumanizada #AgenciaAscua