Em uma era em que o acesso a informação se tornou mais fácil do que nunca, estamos expostos a todo tipo de notícia, seja ela verdadeira ou não. Geralmente, a maioria das pessoas não se importam muito em checar a fonte do conteúdo recebido, alguns até duvidam, outros leem e acreditam, porém tem uma gama que vai mais além; lê, acredita e compartilha. Mas, qual é o problema nisso? É uma dinâmica natural já que aquilo que é do seu interesse, pode também ser do interesse de alguém.
O grande problema está quando essa notícia não é verdadeira e você acaba disseminando-a para outras pessoas (sejam elas do seu ciclo de convívio ou não). Pra ficar mais claro, vamos exemplificar: Supomos que um amigo seu, te conta uma história e você passa essa mesma história para outra pessoa, que passa para outra e assim sucessivamente. O negócio é que a informação trazida pelo seu amigo não era verdade, entretanto ela já se espalhou entre várias pessoas e vários lugares e todo mundo já vive com essa “realidade”. Sabe aquele ditado que diz: “Uma mentira repetida mil vezes, torna-se verdade”, ela pode até ter lógica, mas no fundo no fundo, ela continua sendo uma mentira. Então, Cuidado! Não seja um “Fofoqueiro digital”.
O impacto que isso é capaz de causar, pode ter consequências gigantescas. Trazemos o caso da Índia, País que nos últimos meses vitimou cerca de 20 pessoas, tudo isso por conta de notícias falsas. No Brasil, em 2014 uma dona de casa que morava no Guarujá (SP) foi espancada e acabou morrendo depois ser associada a uma sequestradora de crianças. O problema é tão grande que as principais empresas do ramo de mídias sociais já se mobilizam. Por exemplo, o responsáveis pelo Whatsappanunciaram a pouco tempo que irá limitar o número de compartilhamento de conteúdo dentro da sua plataforma, para assim diminuir o problema da Fake News; já o facebook nos últimos dias tirou do ar dezenas de páginas que segundo a empresa tinham como objetivo construir e disseminar notícias falsas.
Precisamos entender, que hoje as redes sociais são o termômetro da sociedade. Tudo passa por ela, e muita das vezes, ela acaba sendo o fator decisivo de muitos assuntos e posicionamentos. As redes sociais hoje são formadora de opiniões, então dificilmente qualquer assunto ou notícia não passará por lá.
Não deixe que o Fake News se torne verdade. Cheque a fonte da notícia e a sua autenticidade. Só compartilhe aquilo que você sabe que é real. Faça a sua parte!
Jeferson Fock,
Cristão,
Publicitário
Gestor de Midias Sociais.
Contato: 71 9 93658727
Facebook: Jeferson Fock
Instagram: @jefersonfock
Twitter:@jefersonfck




More Stories
Aline Barros e grandes nomes do gospel brasileiro se apresentam no Festival da Cultura Evangélica de São Sebastião do Passé
Edinho Silva recebe Coordenador Nacional do Setorial Inter-religioso do PT
Lula: em poucos dias teremos uma solução definitiva entre EUA e Brasil