O QUE É NOTÍCIA, VOCÊ CONFERE AQUI!

POR JAIR CARDOSO: CANDEIAS 60 ANOS E O “ELO DE ETERNIDADE” COM O SEU PRIMEIRO PREFEITO

 

“Quero ser sepultado na praça que leva o meu nome, para criar um elo de eternidade com a cidade que fui o primeiro prefeito”. Assim o Dr. Francisco Gualberto Dantas Fontes – com câncer, muito lúcido e prestes a completar 92 anos de idade no próximo dia 16 de agosto – traduziu o seu emocionado desejo: que as suas cinzas sejam colocadas na Praça Dr. Gualberto Dantas Fontes, da qual é patrono onomástico.

Desmembrada de Salvador em 14 de agosto de 1958, através da Lei Estadual nº 1028, Candeias teve a sua primeira eleição polarizada entre o candeense líder do processo de emancipação, Ubaldo de Carvalho Ferreira (UDN) e o médico do Posto Luiz Viana Filho, conhecido como Dr. Gualberto (PL), cujo sobrenome de família deu nome ao lugar onde nasceu, no Estado de Sergipe: Riachão do Dantas. Ele formou-se em Medicina na UFBA em 1951 e morava no próprio posto médico desde o ano de 1953, quando chegara para trabalhar em Candeias.

Contadas as urnas de Candeias e dos seus então únicos distritos de Caboto, Passagem dos Teixeira e Passé (sob protestos por parte da oposição), o primeiro prefeito foi declarado eleito. Os desafios da primeira gestão eram muitos, mas o alcaide preferiu inicialmente resolver os três que, sob a sua ótica, eram os mais cruciais. O primeiro foi a construção do prédio que abrigaria as sedes da Prefeitura, Câmara de Vereadores e o Mercado Municipal, na Rua do Mamão, transformada na Rua 13 de Maio, uma das mais modernas da novel cidade (espera-se que as administrações municipais [atual e futuras] reformem esse imóvel nas suas linhas arquitetônicas originais, preservando a história do seu povo).

Com a inauguração dos espaços da administração pública e o funcionamento do Mercado – que Dr. Gualberto considera importante passo na higienização da cidade –, o primeiro prefeito pôde levar a cabo a sua outra preocupação: a transformação da fétida área onde se realizava a feira (então conhecida como Largo da Feira) na praça principal do novo município, batizada com o nome do próprio prefeito.

De lá para cá, essa praça transformou-se no local onde o coração de Candeias passou a pulsar mais forte: na realização das suas principais festas, nos desfiles de 7 de Setembro, nos hasteamentos das bandeiras, nos inflamados discursos do 2 de Julho, nos comícios, nas pregações das igrejas, nos protestos em favor de pessoas injustiçadas, nas exposições de escolas e de órgãos públicos e privados… Enfim, a Praça Dr. Francisco Gualberto Dantas Fontes foi transformada no coração da cidade.

Por todas essas razões, nela também repousará o sono da eternidade daquele que a projetou.

Jair Cardoso é Advogado e Professor. Ex-secretário de Educação de Candeias

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Candeeiro