O QUE É NOTÍCIA, VOCÊ CONFERE AQUI!

Pneus queimados e balas de borracha: moradores e PMS entram em conflito durante protesto por morte de jovem em ação policial na BA

Wendel dos Santos, de 18 anos, foi ferido com um tiro na barriga em uma operação na Lagoa da Paixão, no bairro de Valéria, em Salvador. Amigo também foi atingido, mas sobreviveu.

Moradores do bairro de Valéria, em Salvador, voltaram a protestar nesta terça-feira (17), após a morte do jovem Wendel de Aragão Pinto Ferreira dos Santos, de 18 anos, durante uma ação policial na localidade da “Lagoa da Paixão”.

O grupo queimou pneus para fechar a entrada da comunidade, além de arremessar pedras e garrafas contra policiais militares que estavam no local. Os agentes revidaram com tiros de bala de borracha. Uma mulher foi atingida na perna.

Alguns manifestantes também seguraram bexigas nas cores preta e branca, e cartazes com mensagens de luto e pedidos de justiça. O policiamento foi reforçado na área e equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas para combater as chamas.

“E se fosse o filho de vocês? Se fosse um policial? Estava todo mundo correndo atrás. Vocês vão deixar esses ‘amaldiçoados’ passar em vão com o que fizeram com o meu sobrinho? Atiraram pelas costas. Não existe isso. Eu quero justiça”, disse um tio de Wendel, que não quis se identificar.

Por causa do protesto, uma moradora passou mal e precisou ser retirada de casa por um vizinho, com a ajuda de um carrinho de mão. A ação foi necessária porque a ambulância do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), que foi acionada, não conseguiu acessar o imóvel, devido aos bloqueios.