O QUE É NOTÍCIA, VOCÊ CONFERE AQUI!

Plenária do Colegiado Territorial de Desenvolvimento Sustentável é realizada em Candeias

 

No última quarta-feira (25), ocorreu na Câmara Municipal de Vereadores e no Centro de Formação de Professores a plenária do Colegiado Territorial de Desenvolvimento Sustentável do Metropolitano de Salvador. O colegiado é constituído por treze Municípios inseridos no Território, e visa discutir diversos assuntos que envolvem, sobretudo, a Agricultura Familiar, bem como a cultura, educação, economia solidária, trabalho, emprego e renda, planejamento territorial e outras temáticas, associadas à zona rural e a periurbana.

Importante salientar que os vinte e sete territórios de identidade que constituem o estado da Bahia apresentam colegiados territoriais, e esse modelo adotado pelo estado se constitui como elemento primordial para consolidação de políticas destinadas às regiões rurais e periurbanas.

O evento contou com a participação da Vice-prefeita de Candeias, Márcia Gomes, para ela o a reunião foi bem produtiva;

“Participei pela manhã. foi bem  Produtivo, as discussões bastante relevantes, a nível de esclarecer e pontuar as dificuldades do desenvolvimento de um  projeto ou programa. Vejo que há uma disponibilidade do governo do Estado em assessorar,  fortalecer e qualificar os envolvidos, mas é necessário uma parceria mais efetiva do executivo municipal.

Na ocasião, o encontro realizado em Candeias contou com a participação de representantes de diferentes secretarias do Estado e do municípios, movimentos sociais do território  e se discutiu a importância da política pública para o desenvolvimento territorial e a reorganização das Câmaras Temáticas.

Por fim, vale frisar que no ano de 2018 ocorreram as eleições para a nova composição do Codeter do Metropolitano de Salvador. No dia 09 de Maio foi eleito, pela sociedade civil, Paulo Roberto, Presidente do Sindicato Rural de Candeias, como coordenador do Núcleo Diretivo do Colegiado, enquanto que no dia 15 de Maio, Luiza Régis, servidora da Secretaria de Educação de Candeias, foi eleita como representante dos órgãos públicos, tendo como suplente, a servidora da Secretaria de Meio Ambiente de Candeias, Mara Santos.

O evento também contou com a participação do secretário de Planejamento de Candeias, Robson Santana e do Vereador Valdir Cruz.