A Petrobras vai retomar sua atuação na distribuição de gás de cozinha, quase seis anos após a venda da Liquigás. O Conselho de Administração da estatal aprovou o retorno ao setor de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), segundo comunicado divulgado na noite desta quinta-feira (7).
Com a decisão, a Petrobras voltará a vender gás diretamente ao consumidor, algo que não ocorre desde a privatização da Liquigás, concluída em 2020 por cerca de R$ 4 bilhões, durante o governo Jair Bolsonaro. Na época, a subsidiária integral da estatal foi vendida para um consórcio formado por Copagaz, Itaúsa e Nacional Gás.
Para o governo Lula, a medida simboliza a retomada de um papel estratégico da Petrobras na garantia de preços mais justos para um produto essencial na vida dos brasileiros, especialmente das famílias de baixa renda. Segundo especialistas, a saída da estatal do setor abriu espaço para que a distribuição de GLP ficasse concentrada nas mãos de poucos grupos econômicos, favorecendo a formação de um “cartel” e elevando o preço do botijão.
O retorno, segundo integrantes do governo, também está alinhado à política de fortalecimento do papel social da Petrobras e ao compromisso de reduzir o impacto da alta dos combustíveis no orçamento das famílias mais vulneráveis.
More Stories
Lula será recebido pelo Papa Leão XIV no Vaticano na próxima segunda-feira
Família informa piora no estado de saúde de Camila Santos e pede orações
”Uma decisão errada”, diz prefeito sobre apoio dado para ACM Neto em 2022