O QUE É NOTÍCIA, VOCÊ CONFERE AQUI!

Petrobras assina acordo com a Unigel e fábricas de fertilizantes vão seguir funcionando

Nos últimos dias de 2023, a Petrobras anunciou a assinatura de contrato com a Unigel para industrialização por encomenda (Acordo de Tolling) para produção de fertilizantes nas fábricas de Sergipe e da Bahia. De acordo com o Sindiquímica Bahia, isso deve assegurar cerca de 700 postos de trabalho que estavam em risco desde a paralisação das unidades.

A Unigel arrendou as Fábricas de Fertilizantes (FAFENs) Bahia e Sergipe em 2021. Em novembro passado, a empresa colocou os mais de 300 funcionários da fábrica da Bahia em aviso prévio, alegando que o custo do gás não justificava a operação da planta. Algumas semanas depois, a Unigel voltou atrás informando que estava em tratativas com a Petrobras para uma solução.

A expectativa é que, por esse acordo, a Unigel deve permanecer como arrendatária, mas atuará como uma prestadora de serviços. Dessa forma, a Petrobras entregaria o gás para a operação, e a ureia produzida seria da petroleira.

“A assinatura do Acordo de Tolling com a Unigel evita 380 demissões diretas de trabalhadores da nossa categoria e outros mais de 300 da unidade de Sergipe. Além disso, abre a possibilidade de maior participação da Petrobras na petroquímica, o que afeta diretamente o preço das resinas termoplásticas e toda a cadeia da indústria plástica nacional”, destacou José Pinheiro, diretor do Sindiquímica Bahia.

Na avaliação de Pinheiro, não existe política de desenvolvimento industrial nacional sem compreender o papel da Petrobras, que exerce forte influência na indústria petroquímica, química e plástica brasileira.