O papa Francisco pediu nesta segunda-feira (4) o fim das guerras no Oriente Médio, cujas “nefastas consequências” são visíveis atualmente “no Iêmen, Síria, Iraque e Líbia”.
O pontífice discursou em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, durante um encontro inter-religioso internacional. É aprimeira visita da história de um pontífice à península Arábica, o local de nascimento do islã.
“A fraternidade humana exige de nós, representantes das religiões, o dever de banir qualquer nuance de aprovação da palavra guerra, sinônimo de miséria e crueldade. Suas consequências nefastas são visíveis atualmente no Iêmen, na Síria, no Iraque e na Líbia”, disse.
“Juntos, irmãos da única família humana desejada por Deus, devemos nos comprometer contra a lógica do poder armado, contra a monetização das relações, armamento das fronteiras, construção de muros, o engasgo dos pobres”.
Justificar “o ódio e a violência” em nome de Deus é “uma grave profanação”, declarou ainda.
“Em nome de Deus Criador, é preciso condenar sem vacilação toda forma de violência, porque é uma grave profanação do nome de Deus usá-lo para justificar o ódio e a violência contra o irmão”, disse Francisco, acrescentando: “Não há violência que possa ser religiosamente justificada”.
Em seu discurso, o papa também fez um apelo à “liberdade religiosa”, ressaltando que ela “não se limita apenas à liberdade de culto” e que nenhuma prática religiosa deve ser “forçada” a outra pessoa.
“A liberdade religiosa (…) vê no outro um verdadeiro irmão, um filho da mesma Humanidade que Deus deixa livre e que por consequência nenhuma instituição humana pode forçar”, declarou diante de centenas de líderes de várias religiões.
A viagem de três dias tem como principal objetivo melhorar a relação entre a Igreja Católica e os líderes muçulmanos.
Folha de SP
More Stories
Camaçari: Prefeito Caetano participa da entrega das cesta de Páscoa
Prefeito de Feira de Santana se reúne com Governo da Bahia para tratar do Programa Bahia pela Paz
Populares organizam manifestação contra blitz no trânsito de Candeias