O QUE É NOTÍCIA, VOCÊ CONFERE AQUI!

Operação Opinião: ‘Dono’ Do DataNilo Recebia Bolsa De Estudo Da AL-BA

A pesar de negar ser o dono da Bahia Pesquisa e Estatística Ltda. (Babesp), o ex-presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo (PSL), sempre riu quando lhe era atribuía a propriedade do conhecido DataNilo.

Formalmente, o sócio do DataNilo é o funcionário público, lotado na Secretaria da Fazenda, Roberto Matos, também alvo da Operação Opinião, deflagrada nesta quarta pela Polícia Federal.

O instituto, tantas vezes colocado em xeque pela oposição, funciona de forma virtual, como salientou Matos. “É virtual porque não tenho condições de pagar aluguel”, disse Matos em uma entrevista em 2014.

Segundo ele, o Babesp funciona a cada dois anos – quando acontecem eleições –, durante três meses. Maior cliente do instituto, o deputado Marcelo Nilo (PDT), presidente da Assembleia Legislativa, desembolsou R$ 232 mil entre 2012 e 2014 para o Bahia Pesquisa e Estatística Ltda.

Além de Nilo, o Babesp é ‘alimentado’ pelo deputado estadual Adolfo Menezes (PSD) e o federal Jutahy Jr. (PSDB).

Apesar de ser dono de um Instituto de Pesquisa, Matos era beneficiário da bolsa de estudo da Assembleia Legislativa.
O número de pesquisadores, no entanto, é acanhado. São apenas sete e “um motorista”, frisa Roberto Matos. “As pessoas se dividem nas várias regiões, mas tem um motorista que faz o deslocamento delas”, disse.

O Babesp, segundo dados disponibilizado pelo Tribunal Superior Eleitora (TSE)l, vai à campo em municípios da região oeste, como Irecê; extremo sul, como Teixeira de Freitas; sudoeste, como Vitória da Conquista; e nordeste, a exemplo dos municípios de Catu e Alagoinhas.

Apesar da sua ligação com Marcelo Nilo, já que seu irmão Lídio Matos era assessor do ex-presidente da Assembleia Legislativa, Roberto diz que Nilo não receber dinheiro do Babesp. “Nilo não recebe percentual. Ele é o nosso maior cliente”.
 

Fonte : Bocão News