A Associação da Comunidade do Moinho, presidida por Alessandra Moja Cunha, irmã de Leonardo Moja, conhecido como Léo do Moinho e apontado como liderança do Primeiro Comando da Capital (PCC) no centro de São Paulo, publicou nas redes sociais um vídeo que associa o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) ao crime organizado.
O material compartilhado pela ONG havia sido originalmente divulgado pela vereadora Keit Lima (PSOL-SP). No vídeo, a parlamentar critica a presença do crime organizado no centro financeiro do país e questiona a relação de políticos da extrema-direita com setores beneficiados pela facção criminosa.
“O crime organizado está na Faria Lima, no centro financeiro do país. Ele banca a vida de muita gente rica, inclusive políticos. O crime organizado não está apenas nas periferias”, afirma a vereadora no conteúdo reproduzido.
Prisão de Alessandra Moja
A publicação ganhou repercussão em meio à operação Sharpe, deflagrada nesta segunda-feira (8) pelo Ministério Público de São Paulo (MPSP). Alessandra foi presa acusada de colaborar com o irmão nas atividades ilícitas da facção.
Durante a ação, policiais apreenderam celulares e drogas como cocaína, crack e maconha na residência dela. De acordo com o MPSP, Alessandra tinha papel estratégico na comunidade: organizava protestos para obstruir operações policiais, auxiliava em atividades ligadas ao tráfico e extorquia famílias beneficiadas por acordos habitacionais.
Articulação política
A ONG liderada por Alessandra também chegou a se reunir com o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo, para organizar uma visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da primeira-dama, Janja da Silva, à Favela do Moinho. Na ocasião, foram anunciadas medidas de cessão de área para a comunidade e a possibilidade de construção de um parque.
Repercussão
A associação entre o nome de Nikolas Ferreira e o PCC causou polêmica nas redes sociais. Até o momento, o deputado não se manifestou sobre o caso. A Associação da Comunidade do Moinho também foi procurada pela imprensa, mas não respondeu.
More Stories
Serin lança projeto itinerante com foco no interior da Bahia
Dino vota pela condenação de Bolsonaro e mais sete; placar está 2 a 0
Moraes: não há dúvida sobre tentativa de golpe; Bolsonaro era líder