O número de cidades atingidas pelas manchas de óleo subiu para oito na Bahia. A marca foi alcançada depois dos agentes químicos chegarem à praia de Piatã, em Salvador. A informação foi confirmada pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), órgão ligado ao governo do estado. O litoral nordestino sofre com as manchas desde de setembro.
Além de Piatã, os locais atingidos são: Lauro de Freitas, Camaçari, Mata de São João, Entre Rios, Esplanada, Conde e Jandaíra. Além dos oito municípios, 14 praias foram atingidas.
O óleo achado no Nordeste seria proveniente de bacia petrolífera da Venezuela, segundo laudo divulgado nessa quinta-feira, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Anteriormente, análises da Marinha e da Petrobras já haviam indicado que o poluente tinha origem no país vizinho. O governo Nicolás Maduro, porém, nega que o petróleo seja do país vizinho.
Conforme a diretora do Instituto de Geociências da universidade, Olívia Oliveira, a análise de amostras recolhidas no litoral da Bahia e de Sergipe, apresentou a presença de carbono e de biomarcadores e que têm semelhança com um dos tipos de petróleo produzido na Venezuela.
Confira a lista de cidades e praias afetadas:
Salvador
Piatã;
Lauro de Freitas:
Vilas do Atlântico;
Camaçari:
Arembepe;
Guarajuba;
Itacimirim;
Jauá;
Mata de São João:
Praia do Forte;
Entre Rios:
Subaúma;
Porto de Sauípe;
Costa do Sauípe;
Esplanada:
Baixio;
Conde:
Barra da Siribinha;
Sítio do Conde;
Jandaíra:
Mangue Seco;
Correio do Povo
More Stories
“Cheguei aqui para trabalhar, para estudar, e hoje recebo uma homenagem muito gratificante”, diz Adolpho Loyola ao receber Título de Cidadão de Salvador
Rodoviários protestam contra redução do horário de atendimento do Hapvida
Luana do Brasil alerta para violência contra pessoas trans no plenário da Câmara de Salvador