O QUE É NOTÍCIA, VOCÊ CONFERE AQUI!

Nutricionista Daniela Costa oferece dicas para se ter uma saúde digestiva mais saudável

 

No dia 29 de maio foi comemorado o Dia Mundial da Saúde Digestiva. Essa data tem como objetivo orientar a população sobre a importância do diagnóstico precoce para o tratamento das doenças do aparelho digestivo. De acordo com a Organização Mundial de Gastroenterologia, 20% da população global sofre algum tipo de problema intestinal e 90% das pessoas não procuram orientação médica, recorrem a automedicação, podendo ocasionar um agravo no quadro clínico.

Para o bom funcionamento do aparelho digestivo, é importante alimentar-se de forma adequada e saudável! Prefira sempre alimentos in natura ou minimamente processados.  O nutricionista está sempre pronto para te orientar!

Mito ou verdade? Fique de olho!

O excesso de gordura corporal aumenta o risco de ter câncer?

Verdade!

O excesso de gordura corporal provoca alterações hormonais e um estado inflamatório crônico que estimulam a proliferação celular e inibem a apoptose (morte programada das células). Dessa forma, a gordura contribui para a formação e a progressão de diversos tipos de câncer.

É possível evitar o câncer a partir da alimentação?

Verdade!

As escolhas alimentares são muito importantes. Enquanto alguns alimentos podem ajudar a proteger o corpo contra a doença, outros podem aumentar o risco de desenvolver câncer. Uma dieta rica em alimentos in natura, em especial os de origem vegetal, ou minimamente processados, como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, e pobre em alimentos ultraprocessados, como aqueles prontos para consumir ou aquecer e bebidas açucaradas, é capaz de prevenir o surgimento da doença.

Existem alimentos milagrosos que podem curar o câncer?

Mito!

Não podemos atribuir a nenhum alimento específico poder de cura. A alimentação saudável deve ser variada e composta por diferentes tipos de alimentos protetores, como frutas, legumes, verduras, leguminosas, cereais integrais, castanhas e outras oleaginosas. Existem evidências claras que uma alimentação saudável auxilia na prevenção e no tratamento do câncer.