O QUE É NOTÍCIA, VOCÊ CONFERE AQUI!

Nutricionista Daniela Costa alerta população á ficar de olho nos rótulos alimentares

 

Principalmente para quem é alérgico, a leitura de rótulos deve ser incluída na rotina, mas isso pode ser um exercício difícil se você não souber interpreta-los.

A RDC N° 26/2015, publicada pela ANVISA, dispõe sobre os requisitos para rotulagem obrigatória dos principais alimentos que causam alergias alimentares.  Essa resolução garante aos consumidores a informação sobre a presença de alergênicos na composição dos produtos, facilitando na hora da sua aquisição.

ALGUMAS DICAS SÃO IMPORTANTES:

  • Leve uma lupa sempre que fizer suas compras. As letras dos rótulos são muito pequenas, o que dificulta a sua leitura.
  • Atenção quando estiver escrito PODE CONTER. isso significa que alguns alergênicos mesmo não sendo ingredientes podem estar presentes no produto, através da contaminação cruzada, seja no processamento do alimento ou no método de produção.
  • A designação sem lactosenão significa sem proteínas do leite de vaca. É importe diferenciar para não correr o risco de consumir um alimento que cause malefícios para sua saúde. Se o seu problema é a proteína do leite de vaca, é este ingrediente que você deve evitar.
  • Crie o habito de ler os rótulos dos produtos sempre!Mesmo aqueles que você já está acostumado a comprar. Pode haver uma modificação na composição do produto, e ainda não existe uma legislação que obrigue o fabricante a informar. Observe principalmente se embalagem estiver diferente, isso indica que pode haver uma mudança em sua composição.

 

Após todas essas dicas, se ainda houver dúvidas na hora da compra do produto ligue para o SAC. O Serviço de Atendimento ao Cliente tem o dever de prestar todas as informações referentes aos produtos, essencialmente em caso de intolerâncias e alergias alimentares.