Novos fragmentos de óleo foram encontrados em praias baianas nesta quinta-feira (1º). O material foi visto na praia de Grauçá, em Caravelas, no sul do estado. Os fragmentos também foram encontrados em pelo menos outras três cidades durante as últimas semanas de agosto.
As manchas de óleo foram vistas em praias de Porto Seguro, também no sul, de São Francisco do Conde, na região metropolitana, e de Salvador. Na capital do estado, a Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb) informou que retirou quase um quilo do material das praias.
A Secretaria do Meio Ambiente de Caravelas informou que monitora os fragmentos. Segundo a secretaria, moradores da região informaram sobre o aparecimento das manchas de óleo desde a última semana.
O óleo será coletado e passará por um estudo para confirmar se ele é o mesmo que atingiu o litoral baiano e de outros estados do Nordeste em 2019.
Até então, não há informações ou registro dos fragmentos no Parque Nacional Marinho de Abrolhos, localizado em Alcobaça e Caravelas, no extremo sul. Abrolhos concentra a maior biodiversidade marinha do país e é considerado o ‘berçário’ das baleias jubartes na Bahia.
bahia.ba
More Stories
Operação prende empresário suspeito de encomendar incêndios na BA; prejuízo foi de R$ 15 milhões
Operação termina com 35 suspeitos de integrar facções criminosas presos na Bahia
Esposa de Lucas Paquetá tira joias com receio de ser assaltada no Pelourinho: ‘medo de alguém vir e arrancar minha orelha’