
A minuta da nova MP trabalhista está pronta e vai manter a suspensão de contratos de trabalho, alcançando os trabalhadores que ganham até três salários mínimos.
Um integrante da equipe econômica me contou que trabalhou a noite inteira preparando a nova Medida Provisória trabalhista. A minuta ficou pronta e vai à discussão dentro do governo e depois será enviada ao Congresso, que pode modificar as regras. A ideia é manter a suspensão do contrato e do salário, mas com acesso ao seguro-desemprego, e ajuda do governo e do empregador. O trabalhador não ficaria sem renda. A MP traz uma segunda opção, que é a redução da jornada e do salário em 50%. Também nessa hipótese haveria ajuda do governo, que pagaria uma parte e a empresa a outra. O limite seria de até três salários mínimos. A ideia anterior era limitar a dois salários.
Pelas contas do governo, se for até três salários mínimos, a MP vai alcançar 83% dos empregados formais.
A segunda-feira havia sido um dia intenso, e no fim o presidente Jair Bolsonaro recuou. Mas a nova MP vai trazer a possibilidade polêmica, de suspender o contrato de trabalho. Mas haveria a garantia de alguma renda para o trabalhador.
More Stories
Camaçari: Prefeito Caetano participa da entrega das cesta de Páscoa
Prefeito de Feira de Santana se reúne com Governo da Bahia para tratar do Programa Bahia pela Paz
Populares organizam manifestação contra blitz no trânsito de Candeias