Circula nos corredores do poder uma relação que muitos alegam ser o rascunho pré-finalizado das mudanças que serão anunciadas nos próximos dias pelo prefeito de Salvador, Bruno Reis (UB), em sua primeira reforma administrativa, que marca os seus dois anos de governo.
O site OFF News confirmou com fontes do grupo político de ACM Neto (UB) e Bruno Reis (UB) que a relação é factível.
Na lista, a vice-prefeita de Salvador, Ana Paula (PDT), vai assumir o comando da secretaria de Saúde no lugar de Décio Martins, que vai chefiar a Semop, posto atualmente ocupado por Alessandro Lordello, indicação do presidente do PDT Bahia, deputado federal Félix Mendonça.
Há uma chance remota de Martins ir comandar a SEMGE, já que o atual ocupante da pasta, Tiago Dantas, será o próximo secretário de Educação, substituindo Marcelo Oliveira. Mas ainda não há martelo batido sobre a pasta.
O deputado federal Cacá Leão (PP), que finaliza o mandato no mês que vem, vai ser o novo secretário de Governo, substituindo Júlio Fon Simões, que assumiu o comando da pasta quando Ana Paula foi ser vice de Ciro Gomes (PDT) e se manteve no pós-urnas.
Duas mulheres eleitas se licenciarão dos mandatos para dar lugar aos primeiros suplentes, ocupando em troca o comando de pastas em Salvador.
A deputada federal eleita Rogéria (Republicanos) vai assumir o comando da Sempre, para permitir o retorno do deputado federal Marcelo Nilo, primeiro suplente do Republicanos, para Câmara dos Deputados. Já a deputada estadual Cátia Oliveira (União Brasil), primeira-dama de Simões Filho, irá chefiar a secretaria de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), em uma manobra patrocinada pelo próprio ACM Neto (UB), para fazer com que o suplente do UB, o ex-deputado Luciano Ribeiro, assuma uma cadeira na ALBA.
Ângelo Magalhães está mantido para o gerência da Prefeitura-Bairro. Atualmente comandada por Andréia Mendonça, a secretária de Turismo também deverá sofrer uma troca de comando. Sem martelo batido, especula-se que a pasta poderá ser ocupada por um vereador ligado ao ex-prefeito ACM Neto, um quadros da própria gestão e até deputados estaduais.
Há um movimento para que um dos deputados estaduais do PP assuma uma cadeira em Salvador, permitindo que a primeira suplente da sigla, Soraia Cabral, primeira-dama de Candeias, assuma uma cadeira no Legislativo Estadual. Entretanto, uma fonte consultada, ligada ao partido, explica que a manobra encontra resistência dos deputados por uma avaliação de que a pasta, se entregue, não será feita em sua totalidade.
More Stories
Empregos no Brasil: desemprego cai para 6,4% no 3º trimestre, o menor da série do IBGE para o período
Beneficiários dos distritos começam a receber tickets da Cesta Natalina
Candeias: Dr. Pitágoras entrega Campo de futebol da Dom Avelar neste domingo (24)