O QUE É NOTÍCIA, VOCÊ CONFERE AQUI!

No Barradão, contra o Paysandu, Leão busca volta para Série B

Onze em campo e milhares nas arquibancadas do Barradão em busca de três dos 10 pontos (ou mais) que o Vitória precisa para conquistar o acesso. Numa caminhada de seis jogos decisivos que se inicia neste domingo, às 16h, contra o Paysandu, o Leão, para ser nota 10 na Série C,  mira o ‘número mágico’ para ficar ao menos com o 2º lugar em sua chave e garantir uma vaga na 2ª Divisão em 2023.

Segundo os autores Jim Albert e Ruud Koning, no livro ‘Pensamento Estatístico em Esportes’, historicamente, em torneios com fase de grupo com quatro clubes e jogos de ida e volta, como Libertadores e Liga dos Campeões, equipes que atingiram dez pontos se classificaram entre as duas primeiras colocadas em mais de 90% das ocasiões. O site especializado em probabilidades do futebol, Chance de Gol, também afere 90% de chances para quem alcançar 10 pontos.

O número tem até uma boa margem de erro e as duas últimas edições da Série C podem confirmar isso: os quatro times 2º colocados nas temporadas 2020 e 2021 conquistaram o acesso com apenas 9 pontos. O Chance de Gol dá 70% de probabilidade de classificação para quem terminar a fase com 50% dos 18 pontos disputados.

O Vitória e sua torcida sabem que um passo importante para chegar a esses 10 pontos é conquistar os nove que serão disputados em casa, a começar pelo duelo contra o Paysandu. A promessa é de um Barradão lotado, assim como aconteceu na partida entre as equipes na fase de classificação, com a boa lembrança do triunfo por 1 a 0 para 25 mil pagantes.

Será o confronto do 7º melhor time (Vitória) contra o vice-líder da 1ª fase (Paysandu), mas o recorte recente do campeonato mostra um melhor momento do Leão, que marcou 18 pontos nos seus últimos sete jogos, enquanto o Papão fez apenas 12. No último duelo entre as equipes, o Rubro-Negro havia iniciado a rodada na 12ª colocação, enquanto o time paraense já era o 2º melhor na tabela.

Tudo zerado

“É um novo campeonato agora! Como tenho falado, já classificamos, ficou no passado. Sabemos da responsabilidade desse jogo, da dificuldade… É um momento muito especial para mim e todos que estão fazendo parte desse processo. Mas são situações que já passaram, a gente vive uma nova situação agora. Construímos uma semana com muito trabalho e entrega dos atletas. Estamos prontos para ir para o jogo com muita vontade e dedicação, com o apoio importantíssimo da nossa torcida. Quando o adversário entra no portão 16 entende o que é o Barradão e a gente tem que corresponder no campo ao que a torcida vem fazendo”, avaliou o técnico João Burse em sua entrevista coletiva na sexta-feira.

E para manter a boa fase e estrear bem contra o Paysandu, João Burse terá hoje os retornos do goleiro Dalton e do volante Léo Gomes, que cumpriram suspensão no último jogo. Além deles, o atacante Dinei, também ausente contra o Brasil de Pelotas, será uma opção no banco de reservas.

O técnico pode ainda comemorar a presença do zagueiro Marco Antônio na equipe. Autor de dois dos três gols do Leão no último domingo, o defensor deu um susto na comissão técnica e torcida após fraturar a mão contra o time gaúcho. Contudo, atuando com uma proteção especial no local, ele participou normalmente dos treinos da semana e será titular. O único desfalque do Vitória será o lateral-esquerdo Lazaroni, que não se recuperou a tempo de uma lesão muscular.

Apesar de não divulgar a escalação, a tendência é que o treinador escale o time com Dalton; Alemão, Alan Santos, Marco Antônio e Sanchez; Léo Gomes, Dionísio e Eduardo; Luidy, Rafinha e Tréllez.