

As mulheres com mais de 18 anos que residem no estado do Amazonas vão poder ter armas de choque para defesa pessoal. A lei estadual que autoriza o porte entrará em vigor em 90 dias.
O objetivo é garantir mais segurança e autonomia às mulheres diante do crescente cenário de violência de gênero no estado. Segundo o governo amazonense, a lei é resultado de estudos conduzidos pela Assembleia Legislativa, com apoio da Comissão da Mulher e especialistas na área.
De acordo com o texto sancionado, as mulheres poderão adquirir, possuir e portar uma única unidade da arma de eletrochoque com potência máxima de 10 joules, mas serão respeitados vários pré-requisitos, dentre eles: a apresentação de documentação, certidão negativa de antecedentes criminais e participação em curso de capacitação ministrado por instrutores credenciados pelos órgãos de segurança pública. As armas, inclusive, só podem ser adquiridas em estabelecimentos credenciados.
Enquanto a lei entra em vigor, o governo deve ser publicar a regulamentação para comercialização, porte e a oferta de cursos para o público-alvo.
Segundo o último Mapa da Segurança Pública do Ministério da Justiça, o Amazonas registrou aumento percentual de feminicídios e de estupros, quando comparado os anos de 2023 e 2024. Foram 23 casos de feminicídio em 2023, frente 30 casos registrados no ano passado. Já as vítimas de estupros subiram de 1.086 para 1.552 no período.
More Stories
Taxa de desemprego atinge menor índice desde 2012, aponta IBGE
Dólar cai e fecha a R$ 5,32, menor valor em 15 meses; Ibovespa bate novo recorde
André Mendonça Libera “Careca Do INSS” E Empresário Maurício Camisotti De Comparecer À CPMI