Há 23 anos, a promotora de vendas Cristiane Moraes, de 41 anos, aguardava o dia em que viveria o sonho de casar-se com o companheiro Marcelo Pasini. Eles tinham muitos planos para esse dia especial, mas algo sempre acontecia e o casamento ficava em segundo plano. Ao ser diagnosticada com câncer no pulmão, Cristiane foi internada. Mesmo assim, seu único desejo era selar a união com o amado. Em menos de uma semana, formou-se uma corrente do bem e o pedido de Cristiane foi atendido. De vestido de noiva, ela se casou, nesta semana, dentro do Hospital Ana Costa, em Santos (SP).
No início do mês de março, Cristiane recebeu o diagnóstico de câncer de pulmão após fazer alguns exames de rotina. “Na quarta-feira passada, no dia 18, eu cheguei em casa e ela estava mal. Trouxemos ela para o hospital e ela acabou sendo internada”, conta Pasini.
Após a notícia da doença, a família se mobilizou para estar sempre presente no hospital, já que o quadro de saúde dela exige muitos cuidados. Durante uma das visitas, a cunhada dela, Andreia Pasini, conheceu o programa ‘Escritório do Paciente’, que tenta realizar os desejos dos internados. Ela contou a uma das enfermeiras o grande desejo de Cristiane, que foi confirmado pela equipe do projeto.
“Essas pessoas são os agentes de hospitalidade. Eles são treinados e fazem visitas para entrevistar os pacientes. Nesse momento, aplicam um questionário e uma das perguntas é o que importa para você hoje. Fomos surpreendidos por esse pedido dela. O sonho dela era se casar, era isso que importaria para ela hoje”, explica Ronald Maia Filho, gerente médico do hospital Ana Costa.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/p/A/Qu31AbQtenHnabYQaODw/casamento-8.jpg)
Cristiane entrou na cerimonia vestida de noiva (Foto: Arquivo Pessoal)
Os funcionários do hospital, a família e os amigos iniciaram uma espécie de corrente do bem na última segunda-feira (23). Em cinco dias, cada um ajudou como conseguiu. Um dos médicos doou o bolo, uma amiga deu os bem-casados. O hospital preparou os salgadinhos e os doces. A prima de Marcelo deu de presente o vestido para a noiva. O pastor Alexandre Melatto, além de aceitar realizar a cerimônia, trouxe os músicos para marcar o dia com belas canções.
Com tudo encaminhado, a última sexta-feira (27) foi o dia escolhido para celebrar a data. Após passar pela avaliação médica, a noiva começou a se preparar para a cerimônia. Ela foi maquiada e fez penteado. O vestido branco simbolizava que aquele seria o dia do casamento, tão aguardado. Ela imaginava que seria uma simples cerimônia dento do quarto. Mas, teve uma grata surpresa.
O tapete vermelho foi preparado e cobriu o chão do Espaço Gourmet do hospital, no 10º andar. Ao chegar no salão, ela avistou o noivo vestido com traje de gala no altar. Entre os convidados, os três filhos. Leonardo, de 23 anos, Letícia, de 19, e Gustavo, de 13. A família, os amigos e todos os funcionários do hospital estavam presentes naquele momento.
A noiva seguiu o roteiro que manda a tradição e entrou no salão ao som da marcha nupcial. Com o buquê nas mãos, ela atravessou o tapete vermelho na cadeira de rodas, sempre ajudada pelo filho Leonardo. Marcelo abriu um sorriso ao ver a amada. Ao chegar no altar, beijou a mulher de sua vida. Em seguida, o pastor iniciou a cerimônia que ainda seria de muitas emoções.
Marcelo e Cristiane se casaram dentro do hospital Ana Costa, em Santos (Foto: Arquivo Pessoal)
Melatto falou sobre a vida do casal. Os filhos preparam uma carta especial para os pais, em declaração ao amor que sentem por eles. Depois, ocorreu um dos momentos mais esperados. O caçula Gustavo levou as alianças. Para selar ainda mais a união, o beijo final do casal e a música final da cerimônia, ‘Para sempre vou te amar’, na versão em inglês.
“Passou um filme na cabeça por tudo que passamos juntos, o que conquistamos, as dificuldades. Foi uma mistura de emoções. Eu não queria que fosse dessa maneira, mas como aconteceu isso, eu estou feliz demais por ver a felicidade dela. É uma mistura de sentimentos. Ela ficou muito emocionada, muito feliz”, relembra Marcelo.
“Ao mesmo tempo que estamos felizes, estamos triste pela situação dela. Foi uma mistura de sentimentos. Para mim, o que me define esse momento é gratidão, o cuidado desse hospital com ela, todos muito amorosos. Todo mundo está tocado com a situação dela”, diz a cunhada Andreia.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/j/j/lAMzBFSPi1gsZgfh9QOQ/casamento5.jpg)
Mesa do bolo, no casamento de Cristiane e Marcelo, dentro do hospital (Foto: Arquivo Pessoal)
Marcelo e Andreia dizem que não tem palavras para agradecer todo o carinho dos funcionários, médicos e diretores do hospital, que tornaram possível esse momento. Segundo eles, muitos nem conheciam Cristiane e se disponibilizaram a ajudá-la a realizar esse sonho.
“Foi uma experiência transformadora. Na Medicina, nem sempre a gente consegue curar, mas cuidar dos outros é sempre. Ficamos honrados por ela ter compartilhado esse sonho com a gente. O hospital tem 54 anos e foi a primeira vez que ocorreu um casamento aqui”, conta Maia.
Cristiane permanece internada e com dificuldades de falar. Segundo Maia, o estado de saúde dela é delicado e inspira cuidados. Os médicos avaliam os exames para definir qual será o melhor tratamento para ela.
Marcelo conta que a esposa ficou muito emocionada e feliz após viver um momento tão mágico. Para os médicos, a cerimônia contribuiu para o tratamento, já que dá forças para a paciente continuar enfrentando e lutando contra a doença. “A situação é grave, a família inteira está ciente. Estamos nos apegando a Deus. Se Deus quiser, ela vai sair aqui”, finaliza Marcelo.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/w/y/LT04BHSh6ytb2kUmTdYA/casamento6.jpg)
Família reunida no casamento de Cristiane e Marcelo (Foto: Arquivo Pessoal)
G1
More Stories
Camaçari: Prefeito Caetano participa da entrega das cesta de Páscoa
Prefeito de Feira de Santana se reúne com Governo da Bahia para tratar do Programa Bahia pela Paz
Populares organizam manifestação contra blitz no trânsito de Candeias