O QUE É NOTÍCIA, VOCÊ CONFERE AQUI!

Missas e inauguração da Fonte dos Milagres celebram o dia de Nossa Senhora das Candeias

 

Diversas celebrações em homenagem à padroeira do município de Candeias, na Região Metropolitana de Salvador, Nossa Senhora das Candeias, serão realizadas nesta quarta-feira (2), no Santuário Nossa Senhora das Candeias. O dia festivo inicia às 5h, com a alvorada de fogos. A oração do Ofício de Nossa Senhora será feita às 5h30. A primeira Santa Missa do dia será celebrada às 6h. O dia festivo também é feriado municipal.

As comemorações continuam ainda na parte da manhã, com a inauguração das obras de requalificação da Fonte dos Milagres. O ato está marcado para às 09h e contará com a presença do prefeito Dr. Pitágoras Ibiapina e do pároco, reitor e guardião do Santuário, frei Thiago Noronha OFMConv. O local, que foi reformado para receber os romeiros, conta com o nova sala das velas, quiosque, espaço para venda de artigos religiosos, rampas de acessibilidade, banheiros, além do reforço estrutural dos muros de contenção e requalificação da gruta.

A missa solene será presidida pelo frei Thiago Noronha OFMConv, às 19h30. Ele substituirá o bispo da Diocese de Camaçari, Dom João Carlos Petrini, que este ano não poderá participar da celebração.

Com o tema “A minha alma glorifica ao Senhor” (Lc 1:46), os festejos em honra a padroeira do município de Candeias acontecem entre os dias 24 de janeiro e dia 3 de fevereiro. Durante nove dias, os fiéis se dedicam para celebrar Nossa Senhora das Candeias. O Novenário é um das principais celebrações religiosas realizadas na RMS, atraindo fiéis do Brasil inteiro.

A procissão em honra à Nossa Senhora das Candeias será realizada nesta quinta-feira (3), sem a presença de público, por conta da pandemia do Coronavírus. A imagem de Nossa Senhora das Candeias percorrerá as principais ruas da cidade em carro aberto, a partir das 16h. De acordo com o Santuário Nossa Senhora das Candeias, a imagem peregrina de Nossa Senhora das Candeias percorrerá cerca de 40 ruas, encerrando o momento festivo.

Patrimônio Imaterial da Bahia

A Festa em honra à Nossa Senhora das Candeias recebeu o título provisório de Patrimônio Imaterial da Bahia. O registro foi concedido pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), em uma publicação no Diário Oficial do Estado da Bahia. Esta é a última etapa para a obtenção do Registro Especial que torna os festejos Patrimônio Imaterial do Estado da Bahia.

O órgão elaborou um parecer que analisou o desenvolvimento histórico e cultural da Paróquia Nossa Senhora das Candeias. A abertura do processo de patrimonialização foi feito em 2018, após a aprovação da lei que incluiu os Festejos em honra à Nossa Senhora das Candeias no Calendário Oficial de Festas da Bahia.

Calendário Oficial da Bahia

Em novembro de 2017, a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) aprovou o Projeto de Lei 22.336/2017 que inclui as festividades de Nossa Senhora das Candeias no calendário oficial das festas populares da Bahia. Com a aprovação, os festejos contam com apoio da BahiaTursa. A proposta, de autoria do então deputado estadual Bira Coroa (PT), foi sancionada pelo governador Rui Costa em 28 de novembro de 2017.

Devoção

A devoção em Nossa Senhora das Candeias teve origem no século XVI, após relatos de uma mulher cega que foi curada após lavar seus olhos com a água da Fonte Milagrosa. Milagre semelhante a este, ocorreu no ano de 2002, quando a avó da pequena Stephany teve um sonho, pedindo para a mesma, que banhasse os olhos da criança com a água milagrosa presente na cidade, ficando constatada pelo médico a cura da criança, que através da intercessão da Virgem Maria lhe foi devolvida a visão.

Santuário e Fonte dos Milagres

Construído no final do século XVIII, o Santuário de Nossa Senhora das Candeias é um lugar de grande devoção à Virgem Maria. A Igreja Matriz de Nossa Senhora das Candeias foi elevada à condição de Santuário diocesano em fevereiro de 2014 e reconhecido pelo Vaticano. Voltado para a Baía de Todos os Santos, o Santuário é um local de grande peregrinação de romeiros de todo o lugar do Brasil, que buscam curas e bênçãos através da água milagrosa da Fonte dos Milagres. A peregrinação ao Santuário movimenta e impulsiona o comércio da cidade durante o ano inteiro, que recebe milhares de romeiros anuais para conhecer o local e a Fonte Milagrosa.