O que era para desafogar o trânsito na cidade de Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador, se tornou o algoz do metrô que chegou até a cidade na última quinta-feira (26). O viaduto construído na entrada da cidade com quatro faixas teria sido feito para escoar o fluxo de veículos que, historicamente, enfrenta um gargalo na entrada do município, gerando constantes congestionamentos.
Mas, diante de um modal que facilita a vida dos passageiros e que agora foi estendido até o Aeroporto, a falta de planejamento, ainda que temporária, já intriga os motoristas que passam pela região. Na noite de sexta-feira (27), segundo dia de funcionamento do novo sistema, o viaduto já era responsável por agravar o engarrafamento naquele trecho da frente do aeroporto até a Mc Donalds, na entrada da cidade. O viaduto de quatro pistas gera um falso alargamento, já que, ele afunila na descida, provocando uma maior retenção.
Com o ponto de ônibus colocado bem na parte central do viaduto, na quarta pista da direita, o caos foi instalado. Na sexta foi possível flagrar carros de passeio em fila dupla para que os pedestres descessem logo e economizassem a perda de tempo no engarrafamento. Já os ônibus, quando saem do ponto, têm que se deslocar para esquerda para que fiquem dentro da via que dá acesso à cidade, já que a pista termina logo após o ponto ‘improvisado’. Ontem, motoristas que passavam pelo local viram ônibus e carros de passeio, táxi, além de vans, usarem as faixas não delimitadas para desembarque ou embarque de passageiros. De acordo com moradores da cidade, a maior preocupação são com os horários de pico, fins de semana e feriados, quando o fluxo de veículos que passam pelo local aumenta.
A secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur) foi procurada pela reportagem e afirmou em nota que, desde a última quinta (26), com início da operação da estação Aeroporto do metrô, entrou em operação o esquema de mobilidade com pontos provisórios para o acesso a linhas de ônibus.
“Até a inauguração do Terminal de ônibus do Aeroporto, que deve ser entregue em julho, a integração com o metrô será efetuada provisoriamente nos pontos de ônibus situados na rua Dr. Gerino de Souza Filho, no sentido Salvador, e nos pontos da Avenida Santos Dumont (Ponto do viaduto), próximos ao acesso da passarela para a estação do Metrô, no sentido Lauro de Freitas. No total serão 45 linhas metropolitanas e nove urbanas (de Salvador) que passarão pelos pontos que se integram à estação Aeroporto. Para melhorar a operação de integração nos pontos, o viaduto para acesso a Lauro de Freitas terá a quarta faixa exclusiva para coletivos facilitando o acesso aos pontos de ônibus para integração com a estação do Metrô. Haverá uma sinalização especial na Avenida Santos Dumont destacando a exclusividade da faixa. A operação foi desenvolvida em parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Lauro de Freitas”, diz a nota.
Bocão News
More Stories
Candeias: Intervenção federal no Hospital Ouro Negro chega ao fim e município voltará a administrar a unidade
Jogando na Fonte: Brasil é improdutivo, empata com Uruguai em casa e perde posição nas Eliminatórias
Seleção Brasileira jamais perdeu atuando em Salvador