O vereador Marivaldo do Amaral celebrou através de suas redes sociais o firmamento do acordo entre o Governo do Estado e Acelen, onde empresa investirá cerca de R$ 12 Bilhões de reais, na produção de diesel verde, no qual será construída uma unidade de geração de hidrogênio sustentável, para o hidrotratamento dos combustíveis. A previsão é iniciar as obras já em janeiro de 2024. Onde a essa unidade será integrada com a refinaria de Mataripe, em São Francisco do Conde, gerando cerca de 17 mil empregos diretos para região.
Marivaldo destacou que foi por isso que São Francisco do Conde preferiu fezer o L de Lula e J de Jerônimo, para que a Bahia e o Brasil andem juntos no caminho do progresso e desenvolvimento do povo do Estado, e em especial de São Francisco do Conde.
Ao longo do projeto, que prevê investimentos de R$ 12 bilhões nos próximos dez anos, a expectativa é produzir 1 bilhão de litros de combustíveis renováveis por ano. Com a iniciativa, a empresa se tornará um dos líderes mundiais neste segmento a partir de culturas agrícolas de alta energia, desde o plantio das sementes até a produção dos combustíveis renováveis. A principal aposta será em diesel renovável e querosene de aviação sustentável, produzidos por meio do hidrotratamento de óleos vegetais e gordura animal. A previsão é que a empresa inicie a produção no primeiro trimestre de 2026.
De acordo com o vice-presidente de Relações Institucionais da Acelen, Marcelo Lyra, o projeto envolve a agricultura familiar e a agricultura em larga escala. “É um investimento muito significativo, com uma cadeia longa e que vai gerar cerca de 17 mil empregos, diretamente.”, explicou.
More Stories
Operação termina com 35 suspeitos de integrar facções criminosas presos na Bahia
Esposa de Lucas Paquetá tira joias com receio de ser assaltada no Pelourinho: ‘medo de alguém vir e arrancar minha orelha’
Advogado é encontrado morto com mãos e pés amarrados na Bahia; investigação apura se trabalho tem relação com o crime