O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), deputado Adolfo Menezes (PSD), conduziu, na tarde desta segunda-feira (11), a solenidade de posse dos petistas Marcelino Galo (PT) e Neusa Cadore (PT) no cargo de deputado estadual. O ato ocorreu em função da renúncia do também petista Paulo Rangel ao mandato eletivo após sua indicação pelo Legislativo ao posto de conselheiro do Tribunal de Contas do Município (TCM).
A vaga deixada por Paulo Rangel na Federação Brasil da Esperança (PT-PCdoB-PV) permitiu a efetivação de Cadore no mandato, uma vez que ela ocupava a cadeira como suplente do parlamentar licenciado Osni Cardoso (PT) desde fevereiro de 2023, quando ele assumiu a Secretaria Estadual do Desenvolvimento Rural (SDR). A posse em caráter efetivo de Neusa abriu espaço para que o suplente Marcelino Galo pudesse retornar ao Legislativo baiano.
Após executar o rito regimental na Sala da Presidência, Menezes parabenizou ambos os legisladores e destacou o histórico dos dois políticos em mandatos anteriores. “São duas pessoas experientes e com vários mandatos na Casa. Não lograram êxito nas últimas eleições, mas isso faz parte do jogo. Como já conhecemos os dois, temos certeza de que vão continuar fazendo o mesmo trabalho que já exerciam”, destacou.
A deputada petista externou a alegria de assumir o mandato efetivamente em março, mês em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher. “Estou sempre muito consciente da responsabilidade de ter como bandeira de luta essa parceria com as mulheres e também a defesa do semiárido com a luta dos trabalhadores rurais e das juventudes. Me sinto motivada e renovada para continuar a caminhada por mais três anos”, afirmou.
Marcelino Galo, por sua vez, frisou que ao longo do último ano esteve à frente da Superintendência de Assuntos Parlamentares da AL-BA. “Estive ao longo do último ano ocupando uma função que, para mim, foi muito importante. Tive a oportunidade de fazer uma imersão nesta Casa e conhecer o funcionamento de perto”, disse, destacando o papel dos servidores do Parlamento.
O deputado agradeceu ainda a bancada do PT na Casa e ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) pelo apoio que culminou no seu retorno ao mandato eletivo. “Agora, temos a tarefa de retribuir esse gesto político com muito trabalho aqui dentro para dar sustentabilidade política ao nosso governo e assegurar o cumprimento programático da nossa bancada”, enfatizou.
A solenidade também reuniu os deputados estaduais Vitor Bonfim (PV) e Rosemberg Pinto (PT) – líder da base governista -, bem como assessores e lideranças políticas.
More Stories
Prefeitos de Madre de Deus e São Francisco do Conde se reúnem para discutir investimentos em infraestrutura regional
Prefeito de Feira de Santana se reúne com Governo da Bahia para tratar do Programa Bahia pela Paz
Prefeito de Salvador é sócio de investigado por corrupção.