O QUE É NOTÍCIA, VOCÊ CONFERE AQUI!

Maioria acha justa soltura de Lula, diz Datafolha

A maior parte dos brasileiros considerou justa a soltura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no começo de novembro. É o que diz uma pesquisa Datafolha, divulgada nesta terça-feira (10) pelo jornal Folha de S. Paulo.

De acordo com o levantamento, 54% dos entrevistados acham que a libertação do petista foi justa, ante 42% que a consideram injusta. Outros 5% dos entrevistados não souberam responder.

O apoio ao ex-presidente é maior entre jovens de 16 a 24 anos e de entrevistados com escolaridade de nível fundamental, faixas em que 61% consideram justa a soltura. A reprovação à libertação é de 59% entre quem tem renda salarial mensal acima de dez salários mínimos.

Na divisão por regiões, o respaldo ao ex-presidente é maior no Nordeste, onde 71% se declararam favoráveis à libertação. No Sul e no Sudeste, a corrente que entende que a saída da cadeia é injusta está numericamente à frente, por 49% a 47%, mas dentro do limite da margem de erro.

A pesquisa ouviu 2.948 pessoas entre os dias 5 e 6 de dezembro em 176 municípios do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Lula foi soltou no dia 8 de novembro, depois de passar 19 meses da pena por condenação de corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex de Guarujá (SP). O processo ainda tramita na Justiça, e o petista tem parte da pena pendente.

O ex-presidente pôde voltar à liberdade graças à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que mudou o entendimento da corte e considerou inconstitucional a prisão de réus condenados que ainda tenham recursos pendentes em cortes superiores, como é o caso do petista. Entretanto, Lula segue impedido de disputar eleições com base na Lei da Ficha Limpa. Os advogados do petista tentam anular os processos, argumentando que Moro não tinha a imparcialidade necessária para julgá-lo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RADAR DA BAHIA