Com o compromisso de promover um ambiente escolar mais seguro e preparado para agir diante de situações de emergência, a Prefeitura de Madre de Deus iniciou, nesta sexta-feira (04), uma capacitação em Primeiros Socorros voltada aos profissionais da rede municipal de ensino. A formação é mais uma ação que reforça a valorização da educação e a proteção integral dos estudantes no ambiente escolar.
A capacitação, que será realizada em diferentes turmas ao longo dos próximos dias, é promovida pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Defesa Civil, e integra o conjunto de ações do Programa Saúde na Escola (PSE). A atividade tem como base a Lei Lucas (nº 13.722/2018), que determina a obrigatoriedade de capacitação dos profissionais da educação em noções básicas de primeiros socorros, visando uma resposta rápida e eficaz em situações de risco.
Realizado na Biblioteca Municipal, o curso oferece orientações práticas e teóricas sobre como agir em diferentes tipos de emergência, como engasgos, quedas, paradas cardiorrespiratórias e outros episódios que possam comprometer a integridade física dos alunos. A abordagem é voltada para o dia a dia escolar e busca preparar os servidores para agirem com tranquilidade e eficiência até a chegada de apoio especializado.
Durante a formação, o bombeiro civil Nerivaldo Filho, da Defesa Civil de Madre de Deus, destacou a importância de capacitar os profissionais para os primeiros instantes de uma emergência. Segundo ele, o objetivo é garantir que os estudantes retornem com segurança para casa, da mesma forma como chegaram à escola.
Além de atender à legislação federal, a iniciativa fortalece a rede de cuidado no ambiente escolar, gera mais confiança entre profissionais, pais e alunos, e contribui diretamente para a construção de uma cultura de prevenção, zelo e responsabilidade coletiva.
More Stories
A coragem de ser Preta Gil até o fim
Madre de Deus amplia rede de proteção social com entrega dos cartões aos novos beneficiários do Programa Travessia.
Alexandre de Moraes cita Machado de Assis em decisão que determina tornozeleira eletrônica para Bolsonaro