Após ser empossado pelo Congresso Nacional, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu a faixa presidencial do “povo brasileiro”, simbolizado na figura de um grupo de pessoas, dentre elas, uma mulher negra, que colocou o adorno no petista, uma criança negra, um indígena, uma mulher, uma pessoa com deficiência, dentre outros. Lula subiu a rampa do Planalto acompanhado da companheira, Rosângela Silva, a Janja, e a cadelinha do casal, Resistência.
A tradição é que o novo presidente recebesse a faixa presidencial do seu antecessor, no entanto, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), seu adversário político se recusou a passar a faixa e embarcou na sexta-feira, 30, para os Estados Unidos para passar a virada do ano.
A subida da rampa do Palácio do Planalto e o recebimento da faixa presidencial são os mais importantes momentos simbólicos da posse de um novo presidente. Os detalhes da entrega da faixa presidencial viraram motivo de especulação e foram tratados como mistério pelo entorno do petista. Houve especulação de que a ex-presidente Dilma Roussef poderia entregar a faixa.
A Tarde
More Stories
Prefeitura de Candeias inicia instalação de telas de proteção no viaduto da Nova Brasília
Após voto de Fux para tentar anular julgamento da trama golpista, seguidores resgatam mensagens de Deltan sobre conversas com o ministro
Brasil sofre com altitude e encerra Eliminatórias com derrota para Bolívia; Jean Lucas faz história