O QUE É NOTÍCIA, VOCÊ CONFERE AQUI!

Lula inaugura fábrica da BYD em Camaçari; empresa investirá R$ 5,5 bilhões no país

O presidente Lula inaugurou nesta quinta-feira (9) em Camaçari na Bahia uma fábrica de veículos da BYD, maior fabricante de veículos elétricos e híbridos do mundo. A montada está investindo R$ 5,5 bilhões na produção que chegará a 600 mil veículos por ano, consolidando o Brasil como polo estratégico na América Latina.

Na presença do presidente da BYD, Wang Chuanfu, Lula apresentou o primeiro plugin híbrido flex do mundo, com opção de funcionamento com qualquer proporção de etanol e gasolina. O presidente reforçou os laços com a China e afirmou que os problemas com os Estados Unidos serão resolvidos.

“Graças a Deus também aquilo que parecia impossível: eu tive uma conversa com o presidente Trump segunda-feira, meia hora no telefone, o nosso problema com os Estados Unidos será resolvido. Não temos preferência por países. O que nós queremos é estabelecer uma relação civilizada com o mundo. O que está acontecendo hoje aqui é que estamos tentando apresentar ao mundo um projeto de nação”, ressaltou.

O Brasil defende o multilateralismo e por isso, segundo o presidente, rejeita a posição de que os Estados Unidos tomam de taxar os produtos brasileiros “com base em coisas que não eram verdadeiras”.

“A gente quer estar bem com a China e a gente quer estar bem com os Estados Unidos, não queremos estar mal com nenhum país. Nós queremos estar bem porque esse povo aqui é motivado pela paixão e pelo amor. Esse ato é uma demonstração de que estamos construindo uma pátria sóbria”, salientou o presidente.

“Não aceitamos dedo no nosso nariz”, diz Lula

Ao sinalizar que as relações com a China seguirão fortalecidas, Lula reiterou a soberania do Brasil. “Posso dizer a vocês que me considero amigo do presidente Xi Jinping e tenho certeza de que ele se considera amigo do Brasil porque nós nos tratamos como dois países importantes do Sul Global e não aceitamos que ninguém meta o dedo no nosso nariz. Queremos ser respeitados e tratados com muita decência”, avisou Lula.