Kit cuidado começa a ser entregue para alunas da rede municipal de ensino nesta sexta, 25, em Candeias
A Prefeitura Municipal de Candeias, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social–SEDAS, em parceria com a Secretaria de Educação – SEDUC e a Secretaria de Saúde – SESAU, lança nesta sexta-feira (25/03), o Projeto Deixa Fluir, que visa combater a pobreza menstrual de mulheres em situação de vulnerabilidade social.
A cidade, há 53 km da capital, é a primeira da região metropolitana de Salvador, que realiza a distribuição de absorventes para estudantes da rede pública municipal. Conforme a Prefeitura de Candeias, foram licitados pacotes contendo 8 unidades de absorventes para atender mensalmente as beneficiárias do Projeto Deixa Fluir.
Para o prefeito, Pitágoras Ibiapina essa distribuição é muito importante para a educação do município, pois contribui para minimizar a taxa de evasão escolar. “Identificamos que a grande ausência de alunas nas aulas regulares se davam por conta do período menstrual. Algumas não tinham informações sobre o ciclo, outras porque as famílias não tinham condições de comprar. Esse projeto quer acabar com a falta de informação, que faziam muitas meninas terem medo e até vergonha de menstruar, além da falta de acesso ao absorvente por condições financeiras através da doação regular mensal”, afirma o prefeito.
A secretária de Desenvolvimento Social, Soraia Cabral, relatou que o Sedas vai trabalhar nas escolas municipais com assistentes sociais e psicopedagogos para atenderem as famílias e as alunas. “Implementamos esse programa através de Lei, pois é necessário virar uma política pública de governo municipal. Temos outros projetos sociais, e o programa de erradicação da pobreza menstrual acrescenta a essas famílias informação e a doação de absorventes como forma de cuidar da saúde dessas meninas, para que esse processo menstrual seja simples e tranquilo”, afirmou.
A Lei de N° 1.313/2021, que criou o Projeto Deixa Fluir busca a erradicação da pobreza menstrual promovendo a saúde e a higiene das crianças e adolescentes que menstruam, por meio da criação de um programa de ações educativas, saúde, assistência social, conferências e campanhas de esclarecimento periódicas que facilitem o contato da população e dos profissionais desta área com o tema, bem como, a criação e aprimoramento das políticas públicas voltadas para a erradicação da pobreza menstrual no município.



More Stories
Candeias: Servidores já receberam primeira parcela do 13º salário e terão “feriadão” prolongado
2ª edição da Festa das Crianças com Tio Cássio promete dia de diversão na Caroba neste domingo (26)
Conexão ENEM mobiliza jovens em Candeias com preparatório gratuito. Inscrições abertas para o aulão deste sábado (25/10).