Um homem foi detido na última quarta-feira (20) ao tentar fugir com mais de 200 quilos de cocaína em Itu (SP). A prisão ocorreu durante patrulhamento da Polícia Militar, que foi informada sobre um veículo suspeito de transportar drogas. Ao perceber a aproximação dos policiais, o motorista tentou fugir, mas acabou capturado.
Durante a abordagem, foram encontrados 244 tijolos de pasta base de cocaína, totalizando aproximadamente 200 quilos. A droga estava escondida na parte traseira do veículo, que trafegava em alta velocidade pela rodovia Castello Branco, em Sorocaba (SP), e tinha como destino a cidade de Campos do Jordão.
O suspeito foi levado à delegacia de Itu e passou por audiência de custódia, onde recebeu liberdade provisória. O juiz Marcelo Nalesso Salmaso aplicou o chamado tráfico privilegiado, alegando que a quantidade de droga apreendida não era exacerbada, que o suspeito é réu primário e possui bons antecedentes. Ele não pagou fiança.
O tráfico privilegiado é uma causa especial que reduz a pena para condenados por tráfico de drogas quando o réu:
• é primário;
• possui bons antecedentes;
• não se dedica a atividades criminosas;
• não integra organização criminosa.
Em nota, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) informou não ter acesso ao teor da decisão. Já o Ministério Público de Itu confirmou que entrou com recurso para tentar reverter a liberdade provisória concedida ao suspeito.
More Stories
Ministro Barroso anuncia aposentadoria
Com 60 milhões de beneficiados, Lula sanciona lei que garante conta de luz gratuita para famílias de baixa renda
Centrão protege super-ricos e mantém desigualdades nos impostos brasileiros